Londrina - A equipe da Delegacia do Adolescente de Londrina incinerou na manhã de ontem 80,5 quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack. O material destruído foi avaliado em cerca de R$ 500 mil.
Segundo o delegado Marcos Paulo Rubira, a droga foi apreendida entre agosto e dezembro do ano passado e pouco mais de 44 quilos de maconha eram provenientes de uma única apreensão, feita com uma adolescente em janeiro deste ano.
''Isso se explica pelo aumento do consumo, da fiscalização e também porque estão usando mais adolescentes para a venda de drogas no varejo, ou seja, nas esquinas'', explicou Rubira.
Ainda segundo ele, são feitas apreensões quase diariamente, mas de pequenas quantidades. ''Temos um setor específico que investiga essa venda em Londrina, mas às vezes fazemos apreensões na Rodoviária também'', comentou o delegado, acrescentando que boa parte da droga vendida em Londrina é oriunda do Paraguai.
Rubira explica que os furtos e roubos são diretamente ligados ao tráfico de drogas, ao contrário da lesão corporal e que muitos adolescentes são reincidentes. ''É raro um adolescente ter um só ato infracional e, segundo a legislação, eles não ficam apreendidos na primeira ocorrência por tráfico. Só após a terceira vez poderá ser solicitada a internação'', apontou.

mockup