Curitiba - Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), 60,1% da malha rodoviária pública que corta o Paraná estão em regular, ruim ou péssimo estado de conservação. Já 39,9% das rodovias estão boas ou em ótimo estado. Por outro lado, entre os trechos concessionados, 84,3% estão em boas ou ótimas condições, e 15,7% estão regular, ruim ou em péssimo estado. Os dados fazem parte da 15 Pesquisa CNT de Rodovias 2011, divulgada ontem.
Na avaliação geral, 61,9% da malha rodoviária do Paraná (pedagiadas ou não) estão em boa ou ótima condição e 38,1% estão regulares, ruins ou em péssimo estado. No Estado foram avaliados 5.326 km, sendo 2.683 km de rodovias públicas e 2.643 km de pedagiadas. Dos trechos avaliados, 3.710 km são de domínio federal e 1.616 km estadual.
No Paraná, apenas a PR-468 (ligação entre Juranda e Umuarama, no Noroeste do Estado) está em péssima condição. Também somente a PR-407 (ligação de 19 km da BR-277 até a PR-412, que margeia boa parte do Litoral) foi considerada ótima.
A maioria dos trechos foi avaliada como bom (40,5%) e regular (23,4%). As ligações rodoviárias ruins somaram 11,5%.
Em algumas casos na mesma rodovia os trechos pedagiados e públicos obtiveram avaliações diferentes. Alguns exemplos são a PR-090, na região de Londrina (regular e ruim), BR-153, que começa em Ibaiti, no Norte Pioneiro e cruza o Estado até Irati, no Sul (bom e regular) e a BR-487, entre Porto Camargo e Cruzeiro do Oeste, no Noroeste (bom e regular).
Ranking
Dentro da avaliação da CNT, também foram destacadas as 109 melhores ligações rodoviárias. Segundo a pesquisa, o Paraná tem a 7 pior ligação do País, entre as cidades de Cascavel e Barracão, no Oeste, compostas pela BR-163, PR-163/BR-163, PR-182/BR-163, PR-582/BR-163, mas não tem nenhuma entre as 10 melhores do ranking.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Paraná, a situação da BR-163 está precária, mas as obras para recuperação da malha já se iniciaram. A assessoria ressaltou que o trecho era de domínio estadual e foi repassado para o órgão no final do ano passado. O Dnit também destaca que obras de recuperação da BR-469, em Foz do Iguaçu, já começaram.
A reportagem também entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para questionar sobre as estradas sob domínio estadual, mas não obteve retorno até o fechamento da edição.

Imagem ilustrativa da imagem 60% das rodovias públicas do PR estão mal conservadas