Levantamento apresentado pela APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná) mostra que 60 escolas do Estado foram fechadas nesta semana para sanitização por conta de casos confirmados de Covid-19. Entre elas, está o Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, zona leste de Londrina, fechada na segunda-feira (22) para o trabalhado de desinfecção. Nessa semana, a Seed (Secretaria de Estado da Educação e Esporte) iniciou um trabalho com pais e alunos de forma presencial e escalonada para explicar como serão os protocolos sanitários adotados para o retorno das aulas no formato híbrido a partir do dia 1º de março.

.
. | Foto: Divulgação SEED

"Temos um levantamento a partir de denúncias que temos recebido de algumas escolas feitas pelos próprios trabalhadores ou pela direção da escola quando encontram dificuldade de comunicação com o núcleo regional. Fomos em muitos casos in loco conferir, em outros estamos recebendo as informações de nossas regionais", afirmou Walquiria Olegário Mazeto, secretária de Finanças da APP-Sindicato no Paraná.

A professora informa que cada regional tem adotado um critério diferente diante do surto de Covid-19. "Em algumas regiões foi estabelecido que a escola deverá fechar quando atingir dez casos e em outras o fechamento tem ocorrido antes."

Diante do agravamento do casos entre funcionário, mesmo sem a presença de estudantes apenas, a APP avalia que não é momento para retorno dos estudantes às aulas no formato híbrido. "O risco do retorno do estudante é muito grande. Por outro lado, as escolas não podem ainda dar essa garantia por conta de falta de estrutura. Outro fator é o estágio atual da pandemia, com agravamento dos casos. Conversas com prefeitos nas mais variadas regiões confirmam nossa tese de que não há condições de retorno do atendimento presencial neste momento."

.
. | Foto: Divulgação SEED

A Seed foi procurada pela reportagem, mas não confirmou o número de escolas fechadas por conta de casos de Covid-19 entre funcionários e professores. O calendário prevê uma recepção aos pais e estudantes nas escolas entre esta quarta e sexta-feira, 24 e 26 de fevereiro. Segundo informações da Secretaria de Educação, o acolhimento acontece de forma escalonada conforme as turmas das escolas. Cada grupo vai permanecer um período no colégio, recebendo orientações sobre os protocolos de biossegurança e o formato das aulas híbridas que serão adotados pelas instituições a partir de 1º de março.

.
. | Foto: Divulgação SEED
.
. | Foto: Divulgação SEED