Cidade do México, 24 (AE-DOW JONES) - O comissário de Comércio da União Européia (UE), Pascal Lamy, afirmou que o acordo alcançado hoje (24) com o México "é o mais amplo já negociado pela UE e é o primeiro com um parceiro latino-americano". Lamy ressaltou que o acordo abrange as tarifas industriais, bens agrícolas, acordos preferenciais na área de serviços, investimentos, regras de concorrência, propriedade intelectual, licitações públicas e um sistema de arbitragem para disputas comerciais.
O comissário da UE acrescentou que "as relações comerciais entre as duas partes vão melhorar de forma considerável". Alguns pontos de menor importância do acordo ainda estão sendo negociados, mas Lamy disse que trata-se apenas de "aparar as arestas". Ele não quis dar mais detalhes sobre o atual estágio do acordo. Quando foi questionado pelos jornalistas sobre alguns pontos, especificamento sobre as tarifas e as regras de origem, Lamy disse que "as duas partes vêm negociando um pacote completo".
"Até agora tratamos do aspecto técnico, nenhum ponto de conteúdo, incluindo as regras de origem. O que falta a ser feito é o texto do acordo", disse.
O acordo final precisará ser aprovado pelos 15 países membros da UE e ser ratificado pelo Senado mexicano antes que possa ser implementado. Um funcionário da UE disse à Dow Jones que os representantes das duas partes encerraram as negociações sobre o acordo e que o próximo passo é redigir o texto. Essa fonte acrescentou que tanto a UE como o México desejam implementar esse acordo o quanto antes, mas pode levar alguns meses para se obter a aprovação política necessária para isso. No ano passado, as exportações da UE para o México somaram US$ 11,7 bilhões, enquanto que as vendas de produtos mexicanos para a UE somaram US$ 3,9 bilhões.

mockup