Recife, 22 (AE) - Representantes das organizações não-governamentais (ONGs) internacionais pediram hoje mais empenho dos parlamentares na ratificação da Convenção de Combate à Desertificação. A ratificação é a aprovação, em leis nacionais
dos princípios adotados no documento internacional. A Terceira Conferência das Nações Unidas de Combate à Desertificação (COP-3) começou dia 15 e vai até sexta-feira (26), no Centro de Convenções em Olinda, PE
A porta voz das ONGs, Sina Maiga Damba, do Mali, destacou o papel fundamental dos parlamentares que pela primeira vez têm participação numa reunião das partes desta convenção. Segundo ela, a ratificação está muito atrasada em alguns países desenvolvidos, apesar de seus representantes demonstrarem consciência durante as negociações, da importância e da urgência das medidas de combate.
Recursos - A parca mobilização de recursos financeiros, indispensáveis para sair da discussão para a ação, é outra preocupação, assim como as tensões entre representantes de diferentes países, que veladamente disputam os poucos recursos disponíveis.
Sina Damba reiterou a necessidade de fazer uma gestão mais participativa dos conflitos e chamou a atenção para o status jurídico das mulheres, em muitos países, que não permite sua participação plena na implementação de processos de desenvolvimento mais sustentáveis.

mockup