Auckland, 19 (AE-AE) - O barco norte-americano Young America pode ser eliminado da Louis Vuitton Cup, que está sendo disputada na Nova Zelândia, por causa de um problema no casco que não foi informado à organização da regata. As outras equipes que participam da Louis Vuitton, seletiva para a Americas Cup, acusam os tripulantes do Young America de terem escondido um defeito na embarcação. Se o fato for comprovado, o barco pode ser desclassificado.
As reclamações começaram depois que o Young America foi beneficiado, quarta-feira, com um ponto na disputa contra o Young Australia, impedido de largar por problemas no casco. O barco australiano acabou desistindo da competição.
Os responsáveis pelo barco italiano Prada Challenge e pelo norte-americano AmericaOne protestaram contra a decisão dos juízes, alegando que os tripulantes do Young America poderiam ter solicitado um adiamento da largada para reparar os problemas do barco, que voltou a estalar como há dez dias, quando afundou.
Liderança italiana - Nas regatas de hoje, o Prada Challenge (ITA) manteve a liderança da Louis Vuitton, derrotando o Aloha 2000 (EUA) por 1min10. O America True (EUA) estabeleceu uma vantagem de 57 segundos sobre o Spanish Challenge (ESP). O Stars & Stripes (EUA) superou o Young Australia (AUS) por 23 segundos. O AméricaOne (EUA) ganhou do Young America ( EUA) por 1min46. O Nippon Challenge (JAP) beneficiou-se da desistência do Fast 2000 (SUI).
Amanhã, as tripulações disputam o último dia de regatas da Luis Vuitton. Le Defi Boygues (FRA) enfrenta o AmericaOne, o Young Australia compete com o Nippon Challenge e o Aloha 2000 é o adversário do Spanish Challenge.

mockup