PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 19 de novembro de 1999
Por Marcelo Godoy 
São Paulo, 19 (AE) - Dois requerimentos para a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o esquema de corrupção no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estão circulando na Assembléia Legislativa de São Paulo. Um é do deputado Roberto Engler, líder do PSDB, o outro, do deputado Carlos Zaratini (PT).
Mas os dois requerimentos podem ser substituídos por outro, para a abertura de uma nova CPI do Crime Organizado, que será apresentado na terça-feira no colégio de líderes da assembléia. A informação é do deputado Elói Pietá (PT). Segundo ele, a comissão de deputados estaduais que foi acompanhar em Campinas os trabalhos da CPI do Crime Organizado da Câmara Federal comprometeram-se com os colegas de Brasília em apresentar o requerimento na reunião.
O pedido de abertura dessa nova CPI - a Assembléia paulista já fez uma outra na legislatura passada (95 a 99) - já conta com a assinatura de 52 deputados estaduais, entre elas as dos líderes do PSDB, PMDB, PFL, PcdoB, PT, PSB, PL e PDT. "Ainda existem algumas resistências à idéia, mas esperamos vencê-las", afirmou Pietá. Segundo ele, a maioria dessas resistência vem de setores ligados ao governo estadual.
Segundo o petista, existem sete pedidos de abertura de CPI na assembléia sobre a segurança pública. Duas sobre o Detran
um sobre o Crime Organizado, uma sobre o crescimento da violência no Estado, outra sobre o roubo de carga, uma sobre o tráfico de drogas e outra sobre a corrupção na Prefeitura de São Paulo.


