PUBLICAÇÃO
terça-feira, 16 de novembro de 1999
Por Gecy Belmonte 
Brasília, 16 (AE) - O levantamento da CNT-Vox Populi também mostra que a população está buscando uma liderança nova para votar nas próximas eleições, segundo o diretor do Instituto, João Francisco Meira. Isso fica evidente, de acordo com ele, na queda registrada na preferência entre os três principais possíveis candidatos - Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Itamar Franco (PMDB), que perderam dois pontos, e Ciro Gomes (PPS), que caiu cinco pontos - com a entrada do governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PDT), na disputa. "Garotinho tira votos principalmente de Ciro e mostra que as pessoas preferem um candidato de centro-esquerda", observou.
Na simulação, se as eleições fossem hoje, 23% dos entrevistados votariam em Lula, que teve 25% de preferência no mês passado, 20% em Ciro Gomes, que tinha 25%, e 8% em Itamar Franco, que obteve 10% em outubro. O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, que foi indicado por 7% dos entrevistados na pesquisa anterior, permaneceu com este mesmo índice agora. O governador de São Paulo, Mário Covas, perdeu um ponto, caindo de 5% para 4%, enquanto o número de indecisos subiu de 10% para 14% e nenhum, nulo ou branco passou de 19% para 20%. Garotinho tem 4% das preferências.
Pobreza - O combate à pobreza também foi explorado pela pesquisa. Para a maioria dos entrevistados (83%) a pobreza só vai diminuir quando toda a sociedade enfrentar este problema e se o presidente Fernando Henrique Cardoso der prioridade a esse tema. Já 77% das pessoas acreditam que a probreza só será reduzida se o Brasil voltar a crescer. Para 51%, no entanto, a pobreza nunca vai acabar porque sempre houve ricos e pobres. "A sociedade percebeu que o governo não pode ser responsável por tudo sozinho", salientou o presidente da CNT, Clésio Andrade.


