Londres, 16 (AE-ANSA) - O primeiro-ministro socialista francês, Lionel Jospin, enviou à Sociedade Fabiana, lendário centro de estudos do trabalhismo, um artigo criticando duramente a "Terceira Via" do premier britânico Tony Blair.
Jospin discutirá nos dias 20 e 21 deste mês em Florença com o presidente americano, Bill Clinton, o trabalhista Blair, os chefes de governo italiano, Massimo DAlema, e alemão, Gerhard Schroeder, e o presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, a possibilidade de adoção de uma política comum que respeite os valores da justiça social e da economia de mercado.
"Se a Terceira Via está entre o comunismo e o capitalismo - escreveu Jospin-, a expressão é apenas uma nova maneira de indicar o socialismo democrático peculiar dos britânicos.
"Se, ao contrário, a Terceira Via implica na busca de uma linha média entre a democracia social e o neoliberalismo, isto não corresponde à minha orientação".
Num evidente contraste com Blair, que é muito mais liberal que Jospin e busca um meio do caminho entre o velho socialismo e o total a "laissez-faire", o premier francês reafirmou que "a social- democracia é uma maneira de regular a sociedade e colocar a economia de mercado a serviço do povo".
Depois de afirmar que sem dúvida o capitalismo produz riquezas, mas "não gera solidariedade, valores ou significados", Jospin escreveu: "Nós somos socialistas e ser socialista é afirmar que a política devería ter proeminência sobre a economia".
A divergência entre Jospin e Blair é bastante clara. O britânico quase nunca usa a palavra socialista e que queria que a Internacional Socialista se chamasse Internacional da Centro- esquerda.





