Belo Horizonte, 11 (AE) - O governador de Minas, Itamar Franco (PMDB), anunciou hoje que pretende entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a privatização de Furnas Centrais Elétricas e de outras estatais do setor. Itamar reuniu-se, no início da tarde, com representantes da comissão de juristas formada por ele para analisar a possível alienação dos recursos hidroenergéticos do País.
Segundo o presidente da comissão, José de Castro Ferreira, ex-advogado-geral da União, o objetivo da Adin é "esclarecer a internacionalização dos recursos de água doce, pressuposta pela privatização das usinas brasileiras e que fere a soberania nacional". "Nos resta agora definir os detalhes procedimentais da ação", disse Ferreira. O documento será assinado pelo governador e será interposto por Ferreira e três sub-procuradores, integrantes da chamada Comissão Especial de Estudos Avançados e Legais.
Manobras - Em outubro, por ordem de Itamar, cerca de 2.500 policiais militares de Minas realizaram manobras na região da represa de Furnas, no Sudoeste do Estado, por quatro dias. Um dos objetivos dos exercícios militares, segundo o governador, era fazer um levantamento do impacto que uma eventual privatização da companhia traria para aquela região.
As manobras foram interpretadas, no entanto, como uma tentativa de demonstração de força de Itamar. Ele utilizou a PM para dizer ao governo federal que, se preciso, resistiria até militarmente à privatização da empresa. Chegou a ameaçar "desviar os rios", caso a companhia fosse vendida.

mockup