Roma, 03 (AE-AP) - O papa João Paulo II viaja na sexta-feira à Índia, onde os cristãos vêm sofrendo as piores represálias de indianos desde a independência do país, que ocorreu há 50 anos. Hoje, o Vaticano enviou uma mensagem de amizade e colaboração ao indianos pela celebração da festa de Diwali, que se inicia no domingo e simboliza o início do ano-novo e a vitória da verdade sobre a mentira.
A mensagem foi enviada pelo cardeal Francis Arinze, presidente do conselho para o diálogo inter-religioso da Santa Sé, na qual reconhece as "profundas diferenças" entre a religião católica e o hinduísmo, mas afirma que as duas têm em comum "responder aos grandes desafios da humanidade" no terceiro milênio.
Grupos radicais, contrários ao catolicismo, vêm manifestando-se contra a visita do papa ao país por meio de protestos nas ruas das principais cidades. Eles exigem que João Paulo II peça desculpas pelas "atrocidades" cometidas pela Igreja Católica na Índia.
Antes de retornar à Itália, o papa deverá vistar, na segunda-feira a Geórgia, na região do Cáucaso, onde permanecerá por 30 horas com a missão de reforçar os laços da Igreja Católica com as Ortodoxas.





