Nova York, 22 (AE-AP) - Uma carta de 1626 contendo o que acredita- se ser a única referência conhecida à compra por holandeses da ilha de Manhattan por US$ 24 foi colocada em exposição na New York Historical Society.
Não existe nenhum certificado ou documento oficial da venda de Manhattan pelos índios Lenape aos holandeses. A carta amarelada, escrita por um capitão de navio para os governadores da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, menciona brevemente a transação.
"Eles (os colonos holandeses) compraram a ilha de Manhattan dos selvagens por setenta guilders", está escrito. A carta, colocada em exposição na segunda-feira, continua com uma lista de itens sendo enviados para Amsterdã, incluindo peles de castor e marta.
Herbert Kraft, antropologista e diretor do Seton Hall University Museum, afirmou que a transferência da terra pode não ter sido uma grande negociação, particularmente porque muitos dos Lenape viviam no que é hoje Nova Jersey.
"Naquela época não tratava-se de uma boa propriedade", disse Kraft sobre Manhattan. "Existiam muitos mosquitos e a terra era muito rochosa".
Jim Rementer, um descendente Lenape e chefe do Projeto da Língua Lenape em Bartlesville, Oklahoma, afirmou que os índios que "venderam" Manhattan aos holandeses não compartilhavam a noção européia de propriedade da terra.





