PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 30 de agosto de 1999
Por Evandro Fadel 
Curitiba, 31 (AE) - A estiagem prolongada e o forte calor dos últimos dias pode provocar problemas no abastecimento de água na região oeste do Paraná. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) já começou a alertar a população que adotará o racionamento, caso não chova nos próximos 15 dias. A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é de que amanhã (01) o tempo permanecerá nublado, com possibilidade de chuvas isoladas.
O gerente da Sanepar em Cascavel, no oeste, Afonso Marangoni, disse que o Rio Cascavel, de onde é captada a água, diminuiu em aproximadamente 40% o volume de vazão. Em muitas propriedades rurais as nascentes estão secando e os usuários passam a usar cada vez mais os serviços da Sanepar. De acordo com Marangoni, há mais de 60 dias não chove na região.
Segundo a assessoria de Imprensa da Sanepar, a situação na região metropolitana de Curitiba começa a preocupar, mas ainda não é crítica. Com a diminuição da vazão dos rios Iguaçu e Iraí, a empresa foi obrigada a abrir as comportas da barragem no Rio Cayguara, que regulariza o volume de água nos locais de captação e permite o abastecimento. De acordo com a Sanepar, as outras regiões do Estado têm fornecimento normal de água.
No noroeste do Paraná não chove há 65 dias, o que provocou três incêndios no Parque Nacional de Ilha Grande, em Rio Paraná, em menos de um mês. O último foi no fim de semana, quando foram destruídos cerca de 150 alqueires de vegetação nativa. O Corpo de Bombeiros permanece em alerta na região, pois há focos de incêndio no lado sul-mato-grossense do parque. A estiagem, o calor e a ocorrência de uma geada forte, que deixou as plantações secas, estão propiciando o aparecimento de incêndios no Estado.


