São Paulo, 29 (AE) - O diretor da Consultoria Austin Asis Erivelton Rodrigues disse hoje que a inadimplência nos empréstimos do Bradesco é baixa, ficando em 2,38% da carteira, no primeiro semestre. Segundo ele, a média dos bancos privados é de 4,7%.
O consultor afirmou também que o Bradesco tem sido conservador ao provisionar créditos problemáticos numa relação de 283,7%, no primeiro semestre. Em 1997, esse provisionamento era de 154%, enquanto que a média do sistema financeiro é de 100%.
Rodrigues disse que a instituição classificou o Bradesco como Triplo A, após avaliar o balanço do primeiro semestre de 1999. Ele afirmou que o Bradesco tem demonstrado pioneirismo e transparência no balanço, além de tecnologia. Ele observou que a tecnologia do Bradesco permitiu o lançamento de novos serviços no primeiro semestre, como o shopinvest, que permite transações bancárias pela Internet; além de criação de linhas especiais de crédito para aposentados, Dia das Mães, Volta às Aulas, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.
Rodrigues afirmou também que o Bradesco foi o banco brasileiro que mais teve incorporações nos últimos dois anos. Ele citou as incorporações do BCN, Itamarati, Banco Pontual, Martinelli, Banco Continental, Credireal, Baneb e BCR (Banco de Crédito Real do Rio Grande do Sul). Segundo ele, o banco está ganhando escala com essas incorporações.
O consultor disse que o balanço do primeiro semestre de 99 demonstra que o Bradesco está melhorando seu índice de eficiência. Esse índice é calculado somando as despesas de pessoal e administrativas, e dividindo pelo resultado bruto da intermediação financeira e serviços. Rodrigues afirmou que esse indicador passou para o Bradesco de 75,2%, em 1996, para 63,9% no primeiro semestre de 99, sendo um dos melhores do mercado financeiro. Segundo o consultor, o Bradesco está preocupado em ganhar escala e racionalizar o custo operacional. Os demais bancos privados de varejo estão com um padrão de eficiência menor (em média, 90%).

mockup