Brasília, 01 (AE) - Em reuniões no Palácio no Planalto, o presidente Fernando Henrique Cardoso recebe esta semana os governadores do Paraná, Jaime Lerner (PFL), da Paraíba, José Maranhão (PMDB), e de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Embora tenha confirmado a reunião com os governadores da base aliada e da oposição, Fernando Henrique continuará tratando, de forma isolada, dos problemas dos Estados.
Lerner será recebido amanhã (02), às 10 horas. Na quinta-feira, será a vez de Maranhão e, na sexta, de Perillo. Na quarta-feira (03), o presidente abre espaço na agenda para receber o presidente do Uruguai, Julio Sanguinetti.
O maior problema do presidente em relação aos entendimentos com os Estados, entretanto, continua sem solução. Hoje, Fernando Henrique preferiu contemporizar a nota em que o governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), o acusa de estar "sendo mesquinho" para com os interesses do Estado. Mas também se negou a convidar o ex-presidente para uma conversa no Planalto.
Por intermédio do porta-voz, embaixador Sérgio Amaral, Fernando Henrique reiterou que está "sempre aberto ao diálogo com os governadores", mas que, "por questões protocolares", não iria fazer um convite público a Itamar para uma conversa. "O presidente já disse que está aberto ao diálogo, mas a questão não se restringe ao encontro entre os dois: existem outros caminhos, conversas com outras autoridades", argumentou.
Com relação à nota, o presidente limitou-se a lembrar que "o governo federal está apenas cumprindo um contrato". Amaral acrescentou ainda que o presidente "espera que o governador Itamar Franco resolva os problemas de seu governo e reafirma que está pronto a ajudar Minas Gerais no que ele puder". Amaral não soube informar se Fernando Henrique teria lido a nota, mas insistiu que o presidente "tem todo o empenho" para Minas Gerais superar as dificuldades, "mas não pode deixar de cumprir um contrato, que é lei".

mockup