Gabarito na mão e o lápis na outra. A segunda-feira após o domingo de vestibular é marcada pela expectativa pelo resultado da primeira fase do processo seletivo da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e pela análise do próprio desempenho na etapa que credencia o candidato para participação nas provas na etapa final, entre os dias 2 e 4 de abril.

A lista de candidatos classificados só será conhecida no dia 20 de março, mas a preparação continua para quem ainda concorre por uma vaga na UEL e também para quem ficou de fora da segunda fase. O próximo vestibular da universidade, edição 2024, já está agendado para outubro e novembro deste ano. Ou seja, um ano atípico com dois vestibulares ajustando o calendário dos processos seletivos após os anos de pandemia com prova em um único dia.

Veja o Caderno 5 do Folha Vest e estude para a 2ª fase da UEL

Nesta nova etapa de estudo antes da segunda fase do Vestibular 2023, o coordenador do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Marista, Nilson Douglas Castilho, orienta que o aluno dê atenção principalmente ao processo de escrita, fundamental para construção textual no teste de redação e também para as respostas das 12 questões discursivas, sendo quatro de cada área específica relacionada ao curso de graduação escolhido pelo candidato.

Alunos aguardam início da prova da UEL. Primeira fase aconteceu domingo (5)
Alunos aguardam início da prova da UEL. Primeira fase aconteceu domingo (5) | Foto: Gustavo Carneiro

“Resolver os exercícios, revisar textos, fazer resumos e manter uma rotina de estudos, dando ênfase aos conteúdos que causam maior dificuldade. Além disso, treinar a escrita é muito importante neste período, pois ela tem um peso grande no resultado por causa da redação. Então, precisa ter um equilíbrio entre as disciplinas específicas e a escrita neste período de preparação”, avalia.

Castilho também incentivou os alunos desclassificados a manter a motivação e impulsionar ainda mais os estudos, pensando na próxima edição do Vestibular da UEL. Ele lembrou que cursos muito concorridos, podem ser decididos em detalhes “por questão de sorte”, que vão além da disciplina do candidato e do alto desempenho na parte acadêmica.

“Não significa, necessariamente, que ele tenha tido um baixo desempenho. É hora de pegar os resultados das provas, avaliar o que causou dificuldade e estudar de maneira intencional, que chamamos de gestão de resultados. Assim, vou estudar exatamente aquilo que me trouxe maior dificuldade ou o que me levou a um erro que pode ter comprometido o resultado nesse vestibular”, aconselha.

Ele ressalta que na segunda fase do vestibular, o aluno não pode zerar nenhuma das provas, então, equilíbrio nos estudos é fundamental. “Seja para a prova discursiva ou para a redação, o candidato precisa treinar a escrita para construções textuais”, ressaltou.

No primeiro dia, o candidato faz a prova de Língua Portuguesa com questões de gramática, análise linguística e perguntas sobre os 10 livros da lista de obras literárias da UEL. No segundo dia, são 12 questões discursivas, quatro de cada disciplina da área específica escolhida pelo candidato. No terceiro dia é reservado para os cursos específicos com necessidade de provas de habilidades, como música, artes e outros, pois a técnica e a habilidade do aluno também precisa ser avaliada.