Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST traz conteúdos preparatórios para as provas da UEL
| Foto: iStock

Foi dada a largada para a reta final do Vestibular 2021 da UEL (Universidade Estadual de Londrina). A partir de agora, os 27.432 candidatos inscritos devem acelerar os estudos nos conteúdos que têm mais dificuldade e aproveitar para esclarecer todas as dúvidas. Vale a pena dar aquela revisada final também no Manual do Candidato.

Para dar uma força extra com os conteúdos, a partir desta segunda-feira (8) a FOLHA publicará, em parceria com o Colégio Marista, o Folha Vest 2021, cuja proposta é levar aos leitores diversos assuntos relacionados à prova da UEL e de aprendizagem no ensino médio.

As questões são selecionadas por uma equipe de consultores da rede de colégios Marista. “Haverá questões que já caíram nas provas da UEL e causaram mais dificuldade, assim como outras que estão sendo desenvolvidas e adaptadas pelo grupo considerando o repertório da Universidade”, diz Nilson Douglas Castilho, coordenador do ensino médio em Londrina.

Ele destaca a parceria com a FOLHA como um serviço para a comunidade, “principalmente neste período que enfrentamos de suspensão das aulas presenciais. Muitos alunos carecem de materiais apropriados, de boa qualidade”, diz.

A candidata ao curso de Medicina na UEL, Carolina Namie Matui Miyamoto, 20, de Maringá (Noroeste), lembra que todos os estudantes enfrentaram dificuldades no EaD (Ensino a Distância) e que, por isso, os conteúdos do Folha Vest vão ajudar muita gente. “Porque não depende só do colégio. É importante complementar os estudos e acho que essa proposta vai ajudar a todos, principalmente aqueles que estudam na rede pública, pois foram os mais prejudicados com as aulas remotas”, aponta.

De acordo com a chefe de Redação da Folha de Londrina, Adriana De Cunto, “o projeto tem um cunho social importante, pois com o conteúdo aberto em nosso site, queremos realmente contribuir para que os estudantes tenham acesso a um conhecimento e orientações de qualidade de uma das maiores redes de ensino do Paraná. E esperamos que jovens vejam na Folha de Londrina uma fonte de informação importante para se preparar para o vestibular, para o Enem e para a vida”, ressalta.

O Folha Vest começa nesta segunda-feira (8) e segue sendo disponibilizado às segundas-feiras até 8 de março, encerrando-se em 11 de março de 2021, quinta-feira antes da realização da prova.

Ele mantem o mesmo formato prático do Folha Enem, com as questões para estudos ocupando as quatro páginas centrais do jornal impresso, fáceis de destacar, e o gabarito sendo publicado no site da FOLHA. Todo o conteúdo também estará disponível no site Folha de Londrina.

OPORTUNIDADE DE ESTUDOS

A estudante Danieli Nunes, 21, de Sertanópolis, conta pela experiência que teve com o Folha Enem, que o reforço nos conteúdos mais difíceis é fundamental. “Eu acessava pelo site e imprimia o caderno para resolver os exercícios e ler as dicas, especialmente na área de matemática, onde eu sinto mais dificuldade. Eu aproveitei muito para o Enem e espero fazer o mesmo com o Vestibular”, afirma.

Ela é candidata a uma das quatro vagas no curso de Artes Visuais da UEL e diz que também tem aproveitado o Folhacast (podcast da Folha de Londrina), Clube de Leituras Vestibular da UEL. “É uma oportunidade de eu ter opiniões variadas sobre determinadas obras. O projeto está sendo uma das melhores formas de entender o que o livro está querendo dizer, estimulando o pensamento crítico”, comenta.

Com projetos voltados à educação, a FOLHA reforça seu papel fundamental na construção da cidadania. “Por meio de um projeto de mais de 25 anos, o Folha Cidadania, a FOLHA leva o jornal dentro das escolas, para alunos do ensino fundamental, que encontram no veículo fonte de conhecimento e um grande incentivador do hábito da leitura. Em 2020, ampliamos essa aproximação com a comunidade estudantil, mas dessa vez com os estudantes do ensino médio e com as pessoas que desejam ingressar no ensino superior por meio do Projeto Enem. E, agora em 2021, com o Folha Vest”, destaca a chefe de Redação.

PROVA DA UEL

Ao contrário das edições anteriores, o Vestibular 2021 da UEL terá uma fase única, no dia 14 de março, em virtude da pandemia do novo Coronavírus. A COPS (Coordenadoria de Processos Seletivos) informa que seguirá todo o protocolo de segurança - distanciamento social, uso de máscara e reforço de higienização das mãos.

Sobre o número de inscritos, houve um aumento de 20% nesta edição em relação ao ano passado. Para a coordenadora da COPS, professora Sandra Garcia, o aumento se deve ao fato do vestibular não bater com nenhuma outra Universidade. Pesou também o fato do concurso ter sido centralizado em um único dia, além do bom desempenho da UEL nas avaliações externas, tanto nacionais como internacionais que atestam boa qualidade de ensino. Os cursos mais concorridos foram Medicina, com 11.500 inscritos, seguido de Psicologia (1.289) e Direito Matutino (1.158).

Quanto à prova, os estudantes deverão responder, além da Redação com tema único, 50 questões de Conhecimentos, divididas em Conhecimentos Gerais (36 questões), Língua Portuguesa e Literatura (10 questões) e Língua Estrangeira (4 questões) – Inglês, Espanhol ou Francês.

A prova terá início às 14h e duração de cinco horas (uma hora a mais comparado aos Vestibulares anteriores). A coordenadora da COPS explica que cada questão da Prova de Conhecimentos tem o valor de 1,5. “O candidato tem que obter no mínimo 26% da pontuação do total de questões e não zerar em nenhuma das partes da prova de Conhecimentos", diz.

O resultado final do Vestibular 2021 sai em 30 de abril de 2021, quando será divulgada a lista dos aprovados em 1ª convocação no portal da COPS. (Com Agência UEL)