FOLHA VEST

CADERNO 6 HUMANAS/ 07/02/2022

01. (UEL)

Três anos e meio após a votação no referendo que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia, o Parlamento britânico aprovou o acordo para o Brexit no dia 09/01/2020. Esse foi o passo mais importante para que os britânicos deixem o bloco.

Adaptado de: noticias.uol.com.br

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Sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), assinale a alternativa correta.

a) Os contrários ao Brexit, em grande parte políticos nacionalistas e conservadores, consideram que o Reino Unido deve incentivar a entrada de imigrantes, por serem considerados mão de obra barata.

b) O comércio com a Europa permanecerá inalterado, pois mesmo fora da União Europeia, as empresas britânicas ainda estarão vinculadas às regulações impostas pelo bloco e limitadas por sua

legislação.

c) Dentre as motivações para o Brexit estão a recessão econômica e a chegada de imigrantes, que reacendeu a xenofobia e o medo de que eles passem a competir com os britânicos no mercado de trabalho.

d) O Brexit colocou fim ao conflito entre as fronteiras da República da Irlanda e da Irlanda do Norte, constituindo um mercado comum com o Reino Unido.

e) A saída da União Europeia traz a possibilidade de o Reino Unido se candidatar a fazer parte da ONU e da OTAN, que resultará em maior segurança internacional, ponto importante para a política britânica.

02. (UEL)

O mapa ao lado representa o MATOPIBA, que compreende uma área dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada, na atualidade, a grande fronteira agrícola nacional com desdobramentos diretos na economia regional.

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Com base nos conhecimentos sobre o MATOPIBA, considere as afirmativas a seguir.

I. Desenvolveu-se, principalmente, no semiárido nordestino, sendo que o melhoramento genético de mudas permitiu que o cultivo de cana-de-açúcar e de espécies para a produção silvícola se adaptasse à região.

II. Localiza-se, majoritariamente, no bioma cerrado, que possui condições físico-naturais, como o relevo predominantemente plano, solos profundos e grande disponibilidade hídrica.

III. Configura-se, na atualidade, como um laboratório de lutas, conflitos e disputas que envolvem as populações tradicionais e fazendeiros, seja pela disponibilidade de terras e de recursos naturais, seja pelos interesses de grupos multinacionais.

IV. Desenvolveu-se em função do baixo preço das terras e da reduzida obrigação de preservação ambiental, promovendo o agronegócio de grãos subordinado ao capital estrangeiro.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

03. (UEL)

O climograma é uma forma gráfica de representação do clima que indica a média térmica e a pluviosidade de uma determinada localidade. Sua coluna indica a precipitação e a linha a temperatura (em ºC).

Com base nos conhecimentos sobre os tipos climáticos, relacione os climogramas a seguir aos tipos de clima do Brasil.

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(A) O Clima Equatorial caracteriza-se pelo domínio da massa de ar Equatorial Continental, com temperatura média anual em torno de 24 °C, e pluviosidade anual em torno de 2500 mm.

(B) O Clima Subtropical caracteriza-se pelo domínio das massas de ar Tropical Atlântica, Tropical Continental e Polar Atlântica, com temperatura média anual em torno de 18 °C e pluviosidade em torno de 1500 mm anual bem distribuída durante o ano.

(C) O Clima Tropical caracteriza-se pelo domínio das massas de ar Tropical Atlântica, Tropical Continental e Equatorial Continental, com média anual de 24 °C, duas estações do ano bem definidas e pluviosidade em torno de 1500 mm anual.

(D) O Clima Semiárido caracteriza-se pelo domínio das massas de ar Equatorial Atlântica e Tropical Atlântica com temperatura média anual de 27 °C e com pluviosidade em torno de 750 mm, distribuída irregularmente durante o ano.

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) I-A, II-B, III-C, IV-D

b) I-B, II-C, III-D, IV-A

c) I-C, II-B, III-D, IV-A

d) I-C, II-D, III-A, IV-B

e) I-C, II-A, III-B, IV-D

04. (UEL)

O Brasil é líder mundial no consumo de agrotóxicos, com 7,3 litros por ano para cada habitante, e o número de veneno no prato do brasileiro aumentou consideravelmente nos últimos três anos (de 2016 a 2018). O Brasil caminha para a liberação do aumento do número de novos registros de agrotóxicos e afins, ficando na contramão de países europeus e dos EUA.

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Evolução do número de novos registros de agrotóxicos e afins no Brasil

Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre a utilização dos agrotóxicos, considere as afirmativas a seguir.

I. O aumento do número de novos registros de agrotóxicos e afins entre os anos de 2015 e 2018 foi de 363%, contribuindo qualitativamente com a segurança alimentar e a biodiversidade.

II. Em função da aplicação dos agrotóxicos, há a contaminação das águas e dos horizontes do solo, afetando a biota, podendo até tornar o solo estéril.

III. Algumas classes de pesticidas promovem a desorientação espacial e a morte das abelhas, prejudicando a polinização de determinadas lavouras e causando a queda na produção.

IV. A opção por um modelo de desenvolvimento baseado em latifúndios monocultores voltados para a exportação, aliada a políticas de redução e isenção de impostos, incentiva o uso desses produtos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

05. (UEL)

Em novembro de 2007, foi anunciada a existência de extensos campos de petróleo na camada pré-sal brasileira, como o de Tupi. Atualmente, estima-se que, em toda a sua extensão, a camada pré-sal abrigue um total de 100 bilhões de barris de petróleo em reservas, o que coloca o país no grupo dos maiores produtores mundiais.

Sobre o pré-sal, assinale a alternativa correta.

a) A produção petrolífera no Brasil é insuficiente para o consumo interno e, mesmo com a descoberta do pré-sal, o país depende da importação de petróleo pesado.

b) O petróleo encontrado no pré-sal localiza-se em bacias sedimentares, sendo as três principais a do Espírito Santo (ES), a de Campos (RJ) e a de Santos (SP).

c) As formações do pré-sal no Brasil datam do período Quaternário da Era Mesozoica, mesmo período em que surgem os peixes e a vegetação nos continentes.

d) A extração de petróleo do pré-sal tem se mostrado ineficiente, sendo pequeno o volume extraído, em função das limitações técnicas e do elevado custo de exploração.

e) A profundidade em que se encontram as reservas do pré-sal impossibilita o risco de vazamentos e desastres ambientais, evitando prejuízos à biodiversidade.

06. (UEL)

Leia o texto e analise os gráficos a seguir.

Estamos vivendo uma nova fase na história, uma mudança no patamar da presença humana na Terra. O crescimento explosivo da população, que nos levou ao presente marco de 7 bilhões de pessoas, com a atual projeção de 10 bilhões em meados do século XXI, é uma realidade histórico-social de pouco mais de 200 anos.

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Com base nos gráficos e nos conhecimentos sobre a evolução da estrutura etária brasileira, assinale a alternativa correta.

b O aspecto triangular da pirâmide etária na projeção para 2020 mostra um decréscimo percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.

c) As mudanças ocorridas no Brasil em relação à transição demográfica demonstram que à população idosa na década de 1980 era superior à população jovem em 2020.

d ) As mulheres de 70 anos ou mais, em 1980, representavam em média 6 milhões de habitantes, enquanto que em 2020 representará, em média, 2 milhões.

e) O crescimento vegetativo brasileiro apresentou aumento, já que parcela significativa de mão de obra feminina foi dispensada influenciando no aumento do número de crianças de 0 a 4 anos.

07. (UEL)

Leia o texto a seguir.

Todos os espaços são geográficos porque determinados pelo movimento da sociedade, da produção. Mas tanto a paisagem quanto o espaço resultam de movimentos superficiais e de fundo da sociedade, uma realidade de funcionamento unitário, um mosaico de relações, de formas, funções e sentidos.

SANTOS, M. Metamorfose do Espaço habitado: Fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: EDUSP, 2008, p.67.

O espaço geográfico é o principal objeto de estudo da Geografia e, a partir dele, conceitos e categorias de análises compõem a relação sociedade-natureza.

Com bases nesses conhecimentos, associe a primeira coluna com a segunda coluna.

(I) Paisagem

(II) Lugar

(III) Território

(IV) Região

(V) Rede

(A) Caracteriza-se pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelos indivíduos em relação ao ambiente, sendo o resultado de significados construídos pela experiência, com referenciais afetivos desenvolvidos ao longo da vida.

(B) Compreende tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança: trata-se do domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Forma- se não apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.

(C) Sistema integrado de fluxos que se constitui por pontos de acesso, arcos de transmissão e nós ou polos de bifurcação, definindo-se pelo grau de acesso que eles oferecem, além de exibirem aspectos materiais, embora seu conteúdo seja imaterial.

(D) Liga-se à formação econômica e social de uma nação, sendo produto do processo de apropriação e domínio social, cotidianamente, inscrevendo-se num campo de poder, de relações socioespaciais, nas quais a natureza exterior do homem está presente de diferentes maneiras.

(E) É uma porção do espaço delimitada a partir do agrupamento de aspectos, em certa medida, homogêneos, seja por um critério físico- - natural, socioeconômico, cultural, entre outros, que resulta em uma diferenciação de área.

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a) I-A, II-B, III-C, IV-E, V-D.

b) I-A, II-D, III-C, IV-B, V-E.

c) I-B, II-A, III-D, IV-E, V-C.

d) I-B, II-D, III-A, IV-C, V-E.

e) I-E, II-A, III-B, IV-C, V-D.

08. (UEL)

No final da década de 1920, o capital britânico adquiriu uma grande extensão de terras do estado do Paraná com a finalidade de abrir a fronteira ao norte. Rapidamente essas terras foram negociadas e, nos anos iniciais da década seguinte, surgiram na região comunidades chamadas Heimtal, Warta, Gleba Colônia Roland, Nova Dantzig, Bratislava, dentre outras. Durante a II Guerra Mundial, Nova Dantzig teve seu nome alterado para Cambé, e a Colônia Roland, para Caviúna, posteriormente Rolândia, após o conflito.

Sobre a ocupação do Norte do Paraná, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Em 1939, nazistas e comunistas assinaram um acordo de cooperação sob o lema “Europa acima de tudo”, que estabelecia ações político-militares para imposição dos valores ocidentais e cristãos por todo o continente e áreas de domínio fora dele.

( ) Warta, Gleba Colônia Roland, Nova Dantzig e Bratislava são topônimos que indicam as dinâmicas étnicas europeias, as quais, no período entreguerras, passaram por acomodações e reacomodações geográficas, políticas e sociais diversas.

( ) Durante o Estado Novo, o ditador Getúlio Vargas, após declarar guerra ao Eixo, proibiu que regiões e municípios mantivessem denominações de origem germânica, italiana e japonesa.

( ) Imigrantes europeus que se dirigiram ao Sul do Brasil praticaram a agricultura monocultora em grandes propriedades de terra utilizando a mão de obra volante e o sistema de parcerias, implicando no surgimento de cooperativas agrícolas.

( ) Populações indígenas e grupos sertanejos que habitaram o Norte Paranaense e construíram sua vida em equilíbrio com a floresta de Mata Atlântica, passaram a ser trabalhadores vinculados ao modo de produção capitalista.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta

a) V, V, V, F, F.

b) V, F, V, F, V.

c) F, V, V, F, V.

d) F, V, F, V, F.

e) F, F, F, V, V.

09. (UEL)

Um dos episódios traumáticos do pós-guerra foi a construção do Muro de Berlim, que teve por finalidade impedir a passagem dos moradores de Berlim Oriental para Berlim Ocidental. Essa barreira física separava dois universos ideológicos distintos que, uma vez vencido o inimigo comum, o nazismo, se voltaram contra si.

Sobre o Muro de Berlim, considere as afirmativas a seguir.

I. Foi construído pela República Democrática Alemã, de orientação comunista, e foi usado pela República Federal Alemã, capitalista, como propaganda anticomunista.

II. Isolou Berlim Ocidental, uma “ilha” sob influência norte-americana dentro da República Democrática Alemã, sendo necessários esforços logísticos e militares para o abastecimento da cidade.

III. Atualmente, serve como defesa estratégica da cidade, sendo área de controle fronteiriço da República Federal Alemã dentro do espaço Shengen.

IV. Sua derrubada em 1991 foi o resultado de intensas negociações entre Alemanha Ocidental e Oriental, visando, naquele momento, à superação das suas contradições ideológicas.

Assinale a alternativa correta

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

10. (UEL)

Para proteger o seu patrimônio, o museu do Louvre, em Paris, transferiu para locais secretos grande parte de seu acervo mais valioso e representativo durante a Segunda Guerra Mundial. O Brasil participou dessa Guerra, como documentado no museu da Força Expedicionária Brasileira, no Rio de Janeiro. Os documentos registram o envio de mais de 25 mil integrantes, dos quais cerca de 12 mil foram feridos e, aproximadamente, 470 mortos.

Sobre essa guerra, é correto afirmar que os brasileiros combateram os

a) anarquistas.

b) comunistas.

c) fascistas

d) monarquistas

e) socialistas

11. (UEL)

Como parte do acervo do Museu do Louvre, as obras Estátua Equestre e Espada Joiosa expressam o período de Carlos Magno, na alta Idade Média europeia (séculos VIII-IX).

Sobre as características da dinastia carolíngia, assinale a alternativa correta.

a) Carlos Magno criou a Escola Palatina reunindo estudiosos de várias áreas e de diferentes regiões da Europa.

b) Sob o domínio dos carolíngios ocorreu uma separação entre o poder temporal e o poder espiritual.

c) O poder central do rei carolíngio se fortaleceu perante o enfraquecimento do poder local dos senhores feudais.

d) O Tribunal do Santo Ofício regulava de forma hegemônica os conflitos entre os senhores feudais carolíngios.

e) Carlos Magno manteve um período de paz permanente em seus domínios territoriais.

12. (UEL)

Leia o texto a seguir,

Uma ínfima minoria, já excepcionalmente munida de poderes, de propriedades e de privilégios considerados implícitos, detém de ofício esse direito. Quanto ao resto da humanidade, para “merecer” viver, deve mostrar- -se “útil” à sociedade, pelo menos àquela parte que a administra e a domina: a economia, mais do que nunca confundida com o comércio, ou seja, a economia de mercado. “Útil”, aqui, significa quase “rentável”, isto é, lucrativo ao lucro.

FORRESTER, V. O Horror econômico. São Paulo: UNESP, 1997. p.13.

Com base nos conhecimentos históricos sobre a economia mundial e nas considerações de Viviane Forrester, assinale a alternativa correta.

a) As práticas toyotistas foram incorporadas pelo modelo econômico neoliberal para potencializar a produtividade do trabalho.

b A política econômica de Hegel de estatização da economia impediu os trabalhadores de escolherem livremente seus empregos.

c) O Plano Marshall foi implementado pelos EUA para reconstruir sua infraestrutura econômica de indústria nacional devastada pela Segunda Guerra Mundial.

d) A Glasnost, criada por Gorbatchev na U.R.S.S., representou a salvação da bancarrota da economia soviética.

e) Mahatma Gandhi, ao fiar o algodão para produzir seu próprio tecido, incentivou os indianos a participarem do mercado britânico.

13. (UEL)

O Norte do Paraná só foi integrado à economia nacional nos anos 1930 por meio das ações da Companhia de Terras Norte do Paraná. As populações indígenas que habitavam a região, especificamente a caingangue, pouco tiveram de suas histórias preservadas ou registradas.

Sobre a ocupação que antecedeu os caingangue e que pode ser chamada de experiência guaranítica (Séc. XVI/XVII), atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A Gobernación del Assunción ligava-se à região do Reino do Paraguai sob controle espanhol, mas de interesse geopolítico para Portugal.

( ) Às margens dos rios Paranapanema, Tibagi, Ivaí e Piquiri foram fundadas reduções jesuíticas para o aldeamento dos índios.

( ) A destruição das reduções jesuíticas nessa região deveu-se ao expansionismo paulista que, por meio de bandeiras, fazia a preação dos indígenas.

( ) A região passou ao domínio português a partir do Tratado de Madri, assinado em 1750, que aboliu o Tratado de Tordesilhas. ( ) A estrada do Peabiru tornou-se um meio estratégico de defesa da população guarani no conflito contra os bandeirantes.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, V, F.

b) V, V, V, F, F.

c) F, V, V, V, F.

d) F, F, V, F, V.

e) F, F, V, V, V.

14. (UEL)

Referindo-se à Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em 2017, a então presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal Brasileiro, disse:

Se todas as nações tivessem seguido esse documento [desde sua promulgação], nós não teríamos as mazelas que a gente tem hoje no mundo e no Brasil, principalmente. A impressão que eu tenho é que nenhum governante lê a Declaração dos Direitos Humanos. Em todo lugar que eu vou, eu leio alguns artigos que são elementares. Tratam da liberdade, do direito à alimentação, à saúde, à moradia. É lamentável que o mundo não tenha dado passos importantes durante [esse tempo].

Adaptado de: www12.senado.leg.br

Com base nos conhecimentos sobre a DUDH, considere as afirmativas a seguir.

I. Em alguns países desenvolvidos, as ameaças aos direitos humanos vêm, também, na forma da negação de direitos aos imigrantes, em manifestações de ódio racial ou de discriminação sexual ou religiosa.

II. A ideia de “universal” contida na DUDH indica princípios que valem para todas as pessoas, de todos os países, independentemente de etnia, raça, classe social, religião ou qualquer outra condição.

III. Um dos fundamentos da DUDH é a noção de “dignidade humana”: cada ser humano possui valor intrínseco, isto é, em si mesmo, constituindo-se, portanto, como sujeito de direitos.

IV. As violações de direitos humanos previstas na DUDH excluem aquelas praticadas por agentes e empresas privadas, como, por exemplo, as referentes às relações de trabalho.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

15. (UEL)

Considerando as fronteiras entre religião e política, com base nos conhecimentos sobre Estado Moderno, assinale a alternativa correta.

a) O caráter laico pressupõe a separação entre Estado e religião, garantindo que os valores e os dogmas religiosos não determinem as questões de Governo e de Estado.

b) O Estado neoliberal define-se pela participação de líderes religiosos em partidos políticos e em cargos no Executivo e no Legislativo.

c) A antiga e estreita relação entre Estado e religião firma-se, institucionalmente, nos regimes democráticos representativos, servindo como um instrumento de sua consolidação.

d) Na democracia, o aumento de líderes religiosos em cargos do Legislativo permite que as leis aprovadas sejam moralmente universais, pois são formuladas a partir de princípios religiosos.

e) Um dos aspectos centrais do Estado laico é a proibição, na sociedade civil, de manifestações e práticas de diferentes grupos religiosos porque prejudicam a isenta participação cidadã.

CONFIRA O GABARITO COM AS RESPOSTAS DESTE SIMULADO