FOLHA VEST/ SIMULADO

CADERNO 4

27/02/2023

01.(UEL)

As araras azuis, assim como outras espécies de aves, formam casais, constroem e defendem os seus ninhos, exigindo grande investimento energético dos pais durante o período de incubação dos ovos e do crescimento dos filhotes.

Com base nos conhecimentos sobre as características reprodutivas das aves, considere as afirmativas a seguir.

I. A oviparidade evita o aumento de peso da fêmea, pois a maior parte do desenvolvimento embrionário ocorre fora do corpo materno.

II. O âmnio, o alantoide, o cório e a casca calcária porosa possibilitaram adaptações aos ovos das aves para o desenvolvimento no ambiente terrestre.

III. O sexo dos filhotes é determinado pela temperatura que os ovos atingem durante o cuidado parental no ninho.

IV. As fêmeas possuem um par de ovários e ovidutos funcionais, os quais alternam a liberação dos gametas durante o ciclo estral.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

02. (UEL)

Ao longo da vida, o corpo humano passa por diversas transformações com as suas respectivas fases. Uma delas, também por consequência da ação de hormônios, é a puberdade feminina.

Com base nos conhecimentos sobre os principais hormônios reprodutivos e sua ação no organismo feminino, considere as afirmativas a seguir.

I. O hormônio estimulante do folículo (FSH) é produzido pelo ovário e tem por função estimular a descamação do útero, culminando na menstruação.

II. O hormônio luteinizante (LH) é produzido pela hipófise e tem por funções estimular a ovulação e desenvolver o corpo-lúteo.

III. O hormônio estrógeno é produzido, principalmente, pelas células dos folículos ovarianos em desenvolvimento e tem por função preparar o útero para a gravidez.

IV. O hormônio progesterona é produzido pelo corpo-lúteo e tem por função, juntamente com o estrógeno, atuar na preparação da parede uterina para receber o embrião.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

03. (UEL)

Christos e espiciarias! – por Cristo e especiarias – foi o grito jubiloso dos marinheiros de Vasco da Gama quando, em maio de 1498, eles se aproximaram da Índia e da meta de ganhar uma fortuna incalculável com condimentos que durante séculos haviam sido monopólio dos mercadores de Veneza. A sua demanda e a das fragrantes moléculas da pimenta, da canela, do cravo-da-índia, da noz-moscada e do gengibre estimularam uma procura global que deu início à Era dos Descobrimentos.

(Adaptado de: COUTEUR, P.; BURRESON, J. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p.23.)

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o órgão da planta utilizado como especiarias: pimenta, canela, cravo-da- índia, noz-moscada e gengibre.

a) Fruto, semente, botão floral, rizoma, tronco.

b) Fruto, tronco, botão floral, semente, rizoma.

c) Rizoma, semente, tronco, botão floral, fruto.

d) Semente, rizoma, fruto, botão floral, tronco.

e) Semente, tronco, botão floral, fruto, rizoma.

04, (UEL)

Em grandes cidades, o despejo de esgoto doméstico sem tratamento adequado tem provocado um processo de eutrofização nos lagos e rios próximos à zona urbana.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o evento que explica a mortalidade de organismos no ambiente aquático decorrente do lançamento de uma quantidade excessiva de matéria orgânica.

a) Aumento da quantidade de bactérias anaeróbicas, diminuindo a concentração do oxigênio e dos sais dissolvidos na água.

b) Diminuição da concentração de fosfatos para a atividade fotossintetizante das bactérias autótrofas.

c) Diminuição dos peixes herbívoros que se alimentam da matéria orgânica decorrente da proliferação de bactérias anaeróbicas.

d)Proliferação de bactérias aeróbicas, diminuindo a concentração de oxigênio dissolvido na água.

e) Proliferação de organismos autótrofos que promovem uma competição intraespecífica por matéria orgânica.

05. (UEL)

Nas grandes cidades, encontramos indivíduos submetidos a jornadas de trabalho com longos períodos em jejum, como também indivíduos que se alimentam excessivamente de carboidratos em refeições rápidas.

Com base nessas considerações e nos conhecimentos sobre as ações dos hormônios insulina e glucagon, assinale a alternativa correta.

a) Com a redução da taxa de glicose no sangue, as células do fígado liberam insulina que age no pâncreas, quebrando o glicogênio em glicose.

b) Com a redução da taxa de glicose no sangue, as células do pâncreas liberam glicogênio na forma de insulina que estimula o fígado a armazenar glucagon na forma de glicogênio.

c) Com a redução da taxa de glicose no sangue, as células do pâncreas liberam glucagon que age no fígado, quebrando o glicogênio em glicose.

d) Com o aumento da taxa de glicose no sangue, as células do fígado liberam glucagon que estimula o pâncreas a armazenar glicose na forma de insulina.

e) Com o aumento da taxa de glicose no sangue, as células do pâncreas liberam glucagon que estimula o fígado a armazenar insulina na forma de glicogênio.

06. (UEL)

Pode-se considerar a organização e o funcionamento de uma célula eucarionte animal de modo análogo ao que ocorre em uma cidade.

Desse modo, a membrana plasmática seria o perímetro urbano e o citoplasma, com suas organelas, o espaço urbano. Algumas dessas similaridades funcionais entre a cidade e a célula corresponderiam às vias públicas como sendo o retículo endoplasmático, para o transporte e a distribuição de mercadorias; os supermercados como sendo o complexo de Golgi, responsável pelo armazenamento de mercadorias, e a companhia elétrica como sendo as mitocôndrias, que correspondem à usina de força da cidade. Pode-se, ainda, considerar que a molécula de adenosina tri-fosfato (ATP) seja a moeda circulante para o comércio de mercadorias.

Assinale a alternativa que justifica, corretamente, a analogia descrita para as mitocôndrias.

a) Absorção de energia luminosa utilizada na produção de ATP.

b) Armazenamento de ATP produzido da energia de substâncias inorgânicas.

c) Armazenamento de ATP produzido na digestão dos alimentos.

d) Produção de ATP a partir da oxidação de substâncias orgânicas.

e) Produção de ATP a partir da síntese de amido e glicogênio.

07. (UEL)

Leia o texto a seguir.

Em vários momentos, o sangue é visto como impuro ou até mesmo venenoso. Tabus relativos à menstruação podem ser encontrados na Bíblia e no Alcorão destacando a “impureza” não só da mulher, mas de tudo aquilo que ela toca ou usa. Até o final da década de 1950, o meio médico insistia numa velha crença europeia de que o útero produzia uma substância tóxica chamada menotoxina.

Adaptado de: www.uol.com.br/.

Com base nos conhecimentos sobre diversidade cultural e status das mulheres em vista da condição de pessoas que menstruam, considere as afirmativas a seguir.

I. Estigmas e tabus da menstruação, em que um processo natural é tido como algo vergonhoso, contribuem para reduzir a misoginia e os impactos econômico e ambiental.

II. O sangue menstrual, tido como agente poluidor, possuidor de poderes mágicos, geralmente maléficos, faz parte das construções reforçadas no recente movimento sobre pobreza menstrual.

III. Em algumas sociedades tradicionais, a menarca representa um importante evento que marca a transição para a vida adulta, a partir da capacidade reprodutiva do corpo feminino.

IV. Mudanças culturais que criaram interdições ao tema da menstruação corresponderam à perda de autonomia das mulheres, com aumento dos controles sociais sobre seus corpos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

08. (UEL)

Leia o texto a seguir.

Sentir-se muito angustiado com a ideia de perder seu celular ou de ser incapaz de ficar sem ele por mais de um dia é a origem da chamada “nomofobia”, contração de no mobile phobia, doença que afeta principalmente os viciados em redes sociais que não suportam ficar desconectados. Uma parte da população acha que, se não estiver conectada, perde alguma coisa. E se perdemos alguma coisa, ou se não podemos responder imediatamente, desenvolvemos formas de ansiedade ou nervosismo.

(Adaptado de: O medo de não ter o celular à disposição cria nova fobia. Disponível em: <exame.abril.com.br/estilo-de- vida/comportamento/n oticias/o-medode- nao-ter-o-celular-a-disposicao-cria-nova-fobia>. Acesso em: 9 abr. 2012.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre socialização e instituições sociais, na perspectiva funcionalista de Durkheim, assinale a alternativa correta.

a) A nomofobia reduz a possibilidade de anomia social na medida em que aproxima o contato em tempo real dos indivíduos, fortalecendo a integração com a vida social.

b) As interações sociais via tecnologias digitais são uma forma de solidariedade mecânica, pois os indivíduos uniformizam seus comportamentos.

c) O que faz de uma rede social virtual uma instituição é o fato de exercer um poder coercitivo e ao mesmo tempo desejável sobre os indivíduos.

d) O uso de interações sociais por recursos tecnológicos constitui um elemento moral a ser compreendido como fato social.

e) Para a nomofobia ser considerada um fato social, faz-se necessário que esteja presente em uma diversidade de grupos sociais.

09.( UEL)

Adquira o óvulo em um país, faça a fertilização em outro e contrate a mãe de aluguel num terceiro. Está pronto o seu filho com muita economia.

(COSTA, C. Bebê globalizado. Supernovas. Super Interessante. São Paulo: Editora Abril, 296.ed., out. 2011, p.28.)

O texto apresenta um aspecto da reprodução humana assistida.

Sobre as mudanças no referido processo social, assinale a alternativa correta.

a) A diversidade de arranjos familiares passou a existir a partir do acesso aos serviços de reprodução humana assistida.

b) A globalização das economias e as redefinições culturais têm favorecido os processos de reprodução assistida.

c) A reprodução humana assistida tem sido um caminho eficaz para reduzir, nos últimos anos, o ritmo de crescimento demográfico mundial.

d) O direito à liberdade de uso do próprio corpo choca-se frontalmente com a proposta de reprodução humana sem atividade sexual.

e) O referido processo, aceito socialmente, coloca-se como a base para a existência de uma sociedade globalizada sem imperfeições.

10. (UEL)

A cidade desempenha papel fundamental no pensamento de Émile Durkheim, tanto por exprimir o desenvolvimento das formas de integração quanto por intensificar a divisão do trabalho social a ela ligada.

Com base nos conhecimentos acerca da divisão de trabalho social nesse autor, assinale a alternativa correta.

a) A crescente divisão do trabalho com o intercâmbio livre de funções no espaço urbano torna obsoleta a presença de instituições.

b) A solidariedade orgânica é compatível com a sociedade de classes, pois a vida social necessita de trabalhos diferenciados.

c) Ao criar seres indiferenciados socialmente, o “homem massa”, as cidades recriam a solidariedade mecânica em detrimento da solidariedade orgânica.

d) O efeito principal da divisão do trabalho é o aumento da desintegração social em razão de trabalhos parcelares e independentes.

e) O equilíbrio e a coesão social produzidos pela crescente divisão do trabalho decorrem das vontades e das consciências individuais.

11. (UEL)

Leia o texto a seguir.

Por Nossa Senhora, meu sertão querido

Vivo arrependido por ter te deixado

Esta nova vida aqui na cidade

De tanta saudades, eu tenho chorado

Aqui tem alguém, diz que me quer bem

Mas não me convém, eu tenho pensado

Eu fico com pena, mas essa morena

Não sabe o sistema que eu fui criado

Tô aqui cantando, de longe escutando

Alguém está chorando com o rádio ligado

(Adaptado de: Belmonte e Goiá. Saudades da Minha Terra.)

Com base no texto e nos conhecimentos socioantropológicos acerca das identidades culturais, considere as afirmativas a seguir.

I. Por serem construções individuais, as identidades se dissolvem e desaparecem em contextos socioespaciais diferentes.

II. A resistência do homem do campo à cidade está ligada às dificuldades que enfrenta para conviver em espaços onde existem instituições a serem seguidas.

III. A dinâmica social da cidade é mais fluida, sendo, contudo, insuficiente para suprimir a memória coletiva do migrante.

IV. O deslocamento do homem rural para as cidades exige a reelaboração de normas e valores de comportamento.

Assinale a alternativa correta

a ) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

12 (UEL)

Leia o texto a seguir.

Não é de hoje que ser “moderno” e “antenado” é ser diferente. Toda geração tem seu grupo tentando criar uma identidade própria, de preferência distante dos padrões que a sociedade considera normais, mas muito do que pregam tem um pé nos anos 70. No Brasil, uma das tendências é a ecovila, espécie de comunidade baseada na produção de alimentos orgânicos, no uso de energia renovável e na preservação do ambiente. Outra moda é a volta dos discos de vinil (por exemplo, LPs) e a cultura do faça você mesmo, como a produção caseira de cervejas.

(Adaptado de: PRADO, A. C.; HUECK, K. A Volta dos Hippies. Super Interessante, 296.ed., São Paulo: Editora Abril, out. 2011, p.77-79.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre juventude e sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.

a) A cultura do “faça você mesmo”, por ser contra a exploração social, pauta-se pela recusa em utilizar produtos industrializados.

b) A retomada de práticas artesanais e criativas de sociabilidade é um dos fatores da redução da criminalidade juvenil no Brasil.

c) Entre os jovens de hoje, as identidades têm se constituído, predominantemente, a partir de elementos reconhecidos como culturais.

d) Inspirados nos hippies dos anos 1970, os jovens de hoje forçam o capitalismo a retornar a seu período artesanal.

e) O retorno aos referenciais setentistas justifica-se por ter sido um período no qual os jovens cultivavam mais os valores tradicionais

13. (UEL)

Os clientes de um banco, ao utilizarem seus cartões nos caixas eletrônicos, digitavam uma senha numérica composta por cinco algarismos. Com o intuito de melhorar a segurança da utilização desses cartões, o banco solicitou a seus clientes que cadastrassem senhas numéricas com seis algarismos.

Se a segurança for definida pela quantidade de possíveis senhas, em quanto aumentou percentualmente a segurança na utilização dos cartões?

a) 10%

b) 90%

c) 100%

d) 900%

e) 1900%

14. (UEL)

Leia o texto a seguir.

Zeus encarregou Hefesto e Atena de criar Pandora, primeira mulher a viver com os homens na Terra. Pandora recebeu qualidades como graça, beleza e inteligência. Antes de ser enviada à Terra, Zeus entregou-lhe uma caixa com a recomendação de que esta não deveria ser aberta. Nela continham todos os infinitos males do mundo: a guerra, o ódio, a inveja. Além da Esperança – único dom presente na Caixa. Pandora não conseguiu resistir à curiosidade e, abrindo a caixa, libertou todas as mazelas. Arrependida, tornou a fechá-la, mantendo presa somente a esperança. Adaptado de: www.todamateria.com.br/

Considere que a Caixa de Pandora tenha volume C > 1/2. Admita que a Esperança possua volume V0. Além disso, ao abrir a Caixa, Pandora observa que os males saem um por vez, conforme uma sequência infinita, de modo que cada n-ésimo mal possua um volume Vn associado, com n ∈ {1, 2, 3, · · · }. Admita que V1 = 1/4 e que Vn+1 = Vn/2 , para todo n ≥ 1. Embora mitológica, a Caixa de Pandora obedece a um princípio básico: a soma dos volumes V0, V1, V2,· · · , Vn,· · · de todos os seus elementos é menor ou igual a C. Sobre V0, V1, V2,· · · , Vn,· · · atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas a seguir.

( ) V0 ≤ C − 1/2

( ) V1, V2, · · · é uma progressão aritmética de razão 1 4

( ) Vn = n/4 para todo n ≥ 1

( ) Existe uma bijeção entre os conjuntos {1, 2, · · · , n, · · · } e {V1, V2, · · · , Vn, · · · }

( ) Vn+1 < Vn para todo n ≥ 1

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, V.

b) V, F, V, F, V.

c) V, F, F, V, V.

d) F, V, F, V, F.

e) F, V, V, V, F.

15. (UEL)

Leia o texto a seguir.

Em um mundo predominantemente masculino, mulheres foram, sistematicamente, impedidas de fazer parte do universo da pesquisa. Sem jamais ter perdido a esperança, último dos predicados da Caixa de Pandora, a matemática Sophie Germain (1776-1831) lutava e sofria com tais preconceitos, chegando, até mesmo, a apresentar-se com o pseudônimo masculino Monsier Le Blanc.

Adaptado de: FLOOD, Raymond e WILSON, Robin. Os grandes matemáticos. São Paulo: M. Books do Brasil, 2013. p.126

Sophie Germain é conhecida por provar, matematicamente, que se x, y, z, n são inteiros positivos e satisfazem às seguintes condições simultaneamente

i) x, y, z são diferentes de 0;

ii) mdc(x, y) = mdc(y, z) = mdc(z, x) = 1;

iii) n é um número primo maior que 2;

iv) 2n + 1 é um número primo;

v) x · y · z não é múltiplo de n,

então xn + yn 6= zn. Por outro lado, se x, y, z, n não satisfazem simultaneamente as condições dadas, devese checar, por outro método, se xn + yn 6= zn ou xn + yn = zn.

Com base no enunciado e nos conhecimentos matemáticos, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) 111 + 2311 = 2411

( ) 32 + 42 = 52

( ) 675 + 715 6= 795

( ) {n ∈ N tal que n é um número primo} ⊂ {n ∈ N tal que 2n + 1 é um número primo}

( ) {n ∈ N tal que n é um número primo} T

{n ∈ N tal que 2n + 1 é um número primo} 6= ∅

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, V, F.

b) V, F, F, F, V

c) F, V, V, F, V

d) F, V, F, V, V.

e) F, F, V, F, V.

16. (UEL)

Atualmente, com a comunicação eletrônica, muitas atividades dependem do sigilo na troca de mensagens, principalmente as que envolvem transações financeiras. Os sistemas de envio e recepção de mensagens codificadas chamam-se Criptografia. Uma forma de codificar mensagens é trocar letras por números, como indicado na tabelacódigo a seguir.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST/ CADERNO 4
| Foto: Reprodução

Nessa tabela-código, uma letra é identificada pelo número formado pela linha e pela coluna, nessa ordem. Assim, o número 32 corresponde à letra N. A mensagem final M é dada por A + B = M, onde B é uma matriz fixada, que deve ser mantida em segredo, e A é uma matriz enviada ao receptor legal. Cada linha da matriz M corresponde a uma palavra da mensagem, sendo o 0 (zero) a ausência de letras ou o espaço entre palavras.

José tuitava durante o horário de trabalho quando recebeu uma mensagem do seu chefe, que continha uma matriz A. De posse da matriz B e da tabela-código, ele decodificou a mensagem. O que a chefia informou a José?

Dados:

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST/ CADERNO 4
| Foto: Reprodução
Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST/ CADERNO 4
| Foto: Reprodução

a) Sorria você esta sendo advertido.

b) Sorria você esta sendo filmado.

c) Sorria você esta sendo gravado.

d Sorria você esta sendo improdutivo.

e) Sorria você esta sendo observado.

17. (UEL)

Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no Brasil, existem 720 aeródromos públicos e 1814 aeródromos privados certificados. Os programas computacionais utilizados para gerenciar o tráfego aéreo representam a malha aérea por meio de matrizes. Considere a malha aérea entre quatro cidades com aeroportos por meio de uma matriz. Sejam as cidades A, B, C e D indexadas nas linhas e colunas da matriz 4×4 dada a seguir. Coloca-se 1 na posição X e Y da matriz 4×4 se as cidades X e Y possuem conexão aérea direta, caso contrário coloca-se 0. A diagonal principal, que corresponde à posição X = Y , foi preenchida com 1.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST/ CADERNO 4
| Foto: Reprodução

Considerando que, no trajeto, o avião não pode pousar duas ou mais vezes em uma mesma cidade nem voltar para a cidade de origem, assinale a alternativa correta.

a) Pode-se ir da cidade A até B passando por outras cidades.

b) Pode-se ir da cidade D até B passando por outras cidades.

c) Pode-se ir diretamente da cidade D até C.

d) Existem dois diferentes caminhos entre as cidades A e B.

Existem dois diferentes caminhos entre as cidades A e C

CONFIRA O GABARITO COM A RESPOSTA DESTE SIMULADO