Simulado Vestibular UEL 2021 - Caderno 1 (08-02-2021)

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LÍNGUA PORTUGUESA

QUESTÃO 1.(DEEB) Diretoria Executiva de Educação Básica

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Disponível em: <http://esconderijos.com.br/o-mundo-segundo-mafalda/>. Acesso em 02/02/2021

Tomando como base a fala da Mafalda, presente na tira de Quino, indique a alternativa correta. A personagem,

A) ao responder às perguntas feitas para seu interlocutor, utiliza verbos de ação para mostrar as diferentes visões de mundo.

B) quando apresenta respostas às questões, exemplifica por meio de ações destrutivas pelo mundo e, para isso, usa verbos que estão no modo imperativo.

C) desde o primeiro quadro, utiliza verbos de estado para descrever o mundo, por meio de perguntas, para ao final quebrar as expectativas do leitor usando o predicado nominal.

D) já no primeiro quadro, utiliza verbos de ligação para afirmar que o mundo é bonito, mas no segundo ao questionar seu interlocutor utiliza somente verbos de ação.

E) ao responder a sua própria pergunta, dá ênfase ao uso de predicados verbo-nominais para mobilizar ações e a características.

QUESTÃO 2. (UEL-adaptada)

ALVO - Adjetivo que significa “claro, branco”. Mas por que o adjetivo se tornou substantivo, com os significados de “ponto a que se dirige o tiro”, “ponto de convergência” ou “fim a que se dirigem desejos ou ações”? Nos estandes de tiros, usados para treinamento ou competição, usa-se um desenho de vários círculos concêntricos, com os maiores contendo os menores. De acordo com uma versão bastante difundida, o nome passou a ser usado porque o principal objetivo do atirador é acertar o círculo menor, o único que é inteiramente branco, ou alvo. Em português, alvo é sinônimo de branco, mas somente alvo tem o significado de “meta”. [...] Um dos termos relacionados com alvo é “álbum” [album, em latim], que na Roma antiga designava um painel branco onde eram afixados avisos de juízes e pretores. Hoje, “álbum” designa livro onde são coladas, entre outras peças, assinaturas, fotografias, poemas, letras de músicas etc.

BUENO, M. A origem curiosa das palavras. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003. p. 18.

Sobre a análise da palavra “alvo” e “álbum”, no texto, indique a alternativa correta.

A) A palavra ALVO existe apenas como adjetivo (com o significado de “branco”) não é uma palavra derivada.

B) ALVO antes era somente adjetivo, mas depois passou a ser também substantivo por meio de uma derivação imprópria.

C) As palavras “album” e “álbum” não se aproximam se considerarmos que ambos são objetos onde se afixam/colam coisas: avisos, peças etc.

D) As palavras ALVO e “ÁLBUM” aproximam-se na medida em que hoje os objetos indicam uma meta ou livro. Mudou e não há mais relação com a cor.

E) ALVO tem origem na cor branca, portanto, pode-se afirmar que há uma derivação regressiva.

QUESTÃO 3. (DEEB)

“Quando duas crises se encontram: a pandemia e o negacionismo científico”

por Ernesto Perini-Santos

28 de janeiro de 2021

Quando a pandemia da Covid-19 surgiu, o mundo enfrentava um desafio de um tipo diferente, mas também nefasto, o negacionismo científico. Este tipo de negacionismo resulta de um conflito entre traços profundos da cultura humana: a divisão do trabalho cognitivo, por um lado, e o papel de crenças na coordenação em larga escala, por outro. A pandemia aumenta o valor do conhecimento produzido de maneira cooperativa e distribuído assimetricamente na sociedade, mas também reforça a divisão entre grupos.

Devemos ajustar nossas crenças às evidências disponíveis. No entanto, para qualquer tema sobre o qual não se é especialista, a base evidencial não pode ser avaliada diretamente e deve-se deferir àqueles que têm mais conhecimento. A deferência é, essencialmente, à ciência. Pode-se pensar que, idealmente, cada pessoa deveria tomar como verdadeiro apenas aquilo para o que possui, individualmente, evidências suficientes, ou então ela mesma deve seguir sua investigação. Mas como quem não tem a formação em epidemiologia pode julgar, por si mesmo, a progressão da pandemia? A que tipo de informação ele tem acesso e, supondo que ele tenha acesso às bases evidenciais sobre as quais trabalham especialistas, como ele pode as avaliar?

A melhor resposta epistêmica é a confiança em especialistas. Mesmo se, à primeira vista, esta conclusão pode parecer indesejável, ela se segue de um traço central da cultura humana. Nós evoluímos para aprender de outras pessoas coisas que, frequentemente, nos são opacas (Csibra e Gergely 2011). A evolução segue os benefícios da divisão do trabalho cognitivo: um grupo como um todo sabe mais do que cada um de seus membros, para os quais parte do conhecimento resultante permanece opaco. A ciência leva esta dependência assimétrica a níveis muito altos, mas também traz benefícios enormes aos grupos. Tanto a dependência epistêmica quanto os benefícios da distribuição do saber têm raízes evolutivas profundas. Mas o que entra em conflito com esta dependência também tem raízes profundas.

Mas como quem não tem a formação em epidemiologia pode julgar, por si mesmo, a progressão da pandemia? A que tipo de informação ele tem acesso e, supondo que ele tenha acesso às bases evidenciais sobre as quais trabalham especialistas, como ele pode as avaliar? https://diplomatique.org.br/quando-duas-crises-se-encontram-a-pandemia-e-o-negacionismocientifico/ acesso ao excerto em 02/02/2021 às 16h52.

O texto foi construído por meio de enunciados que, muitas vezes, priorizam a oposição, o contraste para comparar a pandemia e o negacionismo científico. A concessão, porém, aparece para ceder em parte a essas oposições. Indique a alternativa em que a conjunção subordinativa de concessão exerce essa função.

A) Quando a pandemia da Covid-19 surgiu, o mundo enfrentava um desafio de um tipo diferente

B) A pandemia aumenta o valor do conhecimento produzido de maneira cooperativa e distribuído assimetricamente na sociedade, mas também reforça a divisão entre grupos.

C) Pode-se pensar que, idealmente, cada pessoa deveria tomar como verdadeiro apenas aquilo para o que possui, individualmente, evidências suficientes, ou então ela mesma deve seguir sua investigação.

D) Mas o que entra em conflito com esta dependência também tem raízes profundas.

E) Mesmo se, à primeira vista, esta conclusão pode parecer indesejável, ela se segue de um traço central da cultura humana

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QUESTÃO 4.

Estado de cultura

Todos nós construímos e comungamos deste patrimônio, pois todos somos produtores de cultura. Existem os artistas e agentes que atuam diretamente no campo cultural. Músicos, cineastas, dramaturgos, diretores, atores e atrizes, bailarinas, escultores, escritores, artistas plásticos, artesãos, mestres e griôs da cultura popular estão à frente da criação artística ou de expressões culturais que imediatamente identificamos como parte de nossa cultura. No entanto, há também todos aqueles que interagem entre si em uma sociedade, relacionam-se mediados por signos e símbolos, comungam hábitos, valores e normas, vivem e usufruem dessa imensa produção cultural, direta ou indiretamente. Estes somos nós, cidadãos e cidadãs, integrados culturalmente em uma sociedade, em um determinado tempo histórico. Todos nós, partícipes, partes e agentes da nossa própria cultura. {...}

Varella, Guilherme. Articulação: Itinerários Linguagens. Sistema Marista de Educação. São Paulo. Janeiro de 2021, Ed.1, p.7

No excerto textual “Estado de cultura”, ao final, o autor inicia o período com o pronome demonstrativo: “Estes somos nós, cidadãos e cidadãs”. Esse recurso linguístico refere-se diretamente

A) àqueles que interagem entre sim em uma sociedade.

B) aos artistas e agentes que atuam diretamente no campo cultural.

C) aos que usufruem da imensa imersão cultural.

D) aos cidadãos e cidadãs, integrados culturalmente em uma sociedade.

E) aos cineastas, artesãos, mestres e griôs.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 1

(UEL 2020) Analise a figura a seguir.

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Utilizando duas retas graduadas e perpendiculares, um estudioso caracteriza cada ponto da obra de Johannes Vermeer, como um par ordenado no plano cartesiano, de forma que um ponto no brinco de pérola esteja associado à origem (0,0). De acordo com a associação feita, o estudioso constata que os pontos de coordenadas (-10,0) e (-8,8) se localizam, respectivamente, na boca e no olho retratados.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma propriedade da parábola que passa pelos três pares ordenados presentes no texto.

A) Tem por equação 𝑦+𝑥²+5𝑥=0

B) Tem concavidade voltada para cima.

C) Tem por vértice um ponto na região do ombro retratado.

D) Tem por equação 2𝑦+𝑥²+10𝑥=0

E) Admite três raízes reais distintas, todas localizadas no turbante.

QUESTÃO 2

(UEPG 2019 Adaptada)

Jefferson comprou um veículo com motor "Flexpower", isto é, com a tecnologia capaz de utilizar, simultaneamente, dois tipos de combustível. De acordo com as especificações do fabricante, o seu veículo tem o consumo de combustível determinado conforme a tabela abaixo.

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Considerando as condições ideais de desempenho do veículo e que no posto onde Jefferson abastece seu carro, o litro da gasolina e do etanol custa R$ 4,15 e R$ 2,90, respectivamente. Se Jefferson abastecer seu carro com 18 litros de gasolina e a quantidade em litros para se andar 185 km no perímetro urbano com etanol, gastará em reais

A) exatamente 194.

B) mais que 149 reais.

C) entre 149 e 194 reais.

D) menos que 149 reais.

E) exatamente 149 reais.

QUESTÃO 3

(UEM 2020 Adaptada)

Uma residência tem um sistema de aquecimento solar de água. O tanque onde a água quente fica armazenada tem a forma de um cilindro circular reto de 1,5m de altura e diâmetro da base medindo 80 cm. Dentro desse tanque há um medidor de temperatura, e essa temperatura pode ser visualizada em um aplicativo de celular. Baseando-se nos dados de temperatura obtidos via esse aplicativo, o proprietário modelou essa temperatura T (em °C) para um dado dia, em função do tempo t (em horas). Para facilitar os cálculos, esse proprietário considerou que oito horas da manhã representava 0 h no modelo. Ele obteve a seguinte função modeladora: 𝑇(𝑡)=−𝑡²+12𝑡+20, em que 0≤𝑡≤10. Despreze a espessura das paredes do tanque.

Ao meio-dia a temperatura do tanque é

DADOS: 𝑇𝐶=[5(𝑇𝐹−32)]/9, em que TC representa a temperatura em graus Celsius e TF representa a temperatura em graus Fahrenheit.

A) menor que 52°C.

B) aproximadamente 12°C.

C) exatamente 52°F.

D) aproximadamente 126°F.

E) acima de 32°F.

FÍSICA

QUESTÃO 1

DADO: densidade da água: 10³ kg/m³.

(DEEB) Em determinados países, a legislação determina que os fabricantes de faróis ofereçam aos usuários de veículos equipamentos que permitam distinguir, de maneira satisfatória, vultos a distâncias mínimas. Na ilustração esquemática abaixo, estão representados os alcances nítidos de vários faróis, classificados em categorias por letras, A, B, C, D e E. Vale salientar que os testes são realizados em situações nas quais não existem outras fontes luminosas além dos faróis do veículo.

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Fonte: https://www.ad-tuning.de/images/product_images/info_images/image_db_64193NBU-HCB-6.jpg (adaptada)

Considere um veículo que transita por um trecho retilíneo de estrada horizontal, a 108 km/h, utilizando um jogo de faróis aprovado, categoria “E”. Em condições análogas ao teste, o veículo é solicitado a iniciar frenagem para evitar uma colisão. O módulo da desaceleração e o valor do mínimo coeficiente de atrito entre os pneus e o piso, que evitarão o acidente são, respectivamente:

A) 3,0 m/s2 e 0,3.

B) 3 m/s2 e 0,43.

C) 4,3 m/s2 e 0,3.

D) 4 m/s2 e 0,4.

E) 4,3 m/s2 e 0,34.

QUESTÃO 2

(DEEB) O fabricante de lâmpadas informa, em cada embalagem, os dados para instalação e funcionamento normais dos itens que produz. Entre esses itens estão três lâmpadas com as seguintes características:

Lâmpada “A” – 25 W – 100 V;

Lâmpada “B” – 100 W – 100 V;

Lâmpada “C” – 200 W – 100 V.

Um inexperiente eletricista adquire um lâmpada de cada tipo “A”, “B” e “C” e as associa em série, fornecendo ao circuito formado tensão total de 200V. Após acionado o circuito, pode-se afirmar que o que se observa é:

A) a tensão total fornecida ao circuito se divide igualmente entre as lâmpadas, que passam a funcionar dissipando potência um pouco inferior à nominal.

B) a lâmpada “A” inicialmente brilha intensamente, queima e as outras lâmpadas apagam.

C) a tensão total se divide de acordo com a potência nominal de cada lâmpada e o circuito funciona com as lâmpadas brilhando, praticamente, normalmente.

D) a lâmpada “C”, de maior potência nominal e menor resistência elétrica permanece brilhando mais intensamente que as outras.

E) as três lâmpadas, devido às suas potências nominais de 100 V, brilharão intensamente, sob a tensão de 200 V, e queimarão simultaneamente.

QUESTÃO 3

(DEEB) Um dos meios de comunicação de massa mais utililzados, principalmente no interior do país, é o rádio. Fonte de informação, cultura, religiosidade e demais manifestações que recebem a atenção das mais variadas populações esta presente em locais onde o acesso à internet é precário ou inexistente.

A imagem a seguir, representa de maneira esquemática uma situação que envolve a Emissão das ondas de uma estação de rádio e a recepção por um aparelho doméstico. (Para responder a esta questão, considere a velocidade da luz no vácuo 3,0 x 108 m/s)

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Fonte: www.inatel.com.br (adaptada)

Tomando como base as informações apresentadas na imagem, analise as observações que alguns estudantes do ensino médio, durante aula sobre os conceitos e fenômenos ondulatórios, registraram e apresentaram ao professor de Física.

I – A onda emitida pela estação de rádio possui natureza eletromagnética e seu comprimento de onda vale 3 m.

II – A frequência da onda de rádio emitida pela estação é superior a 100 MHz.

III – A velocidade de propagação da onda emitida pela estação, enquanto mergulhada na atmosfera, possui módulo inferior à velocidade da mesma onda fora da atmosfera.

IV – Um satélite estacionário captaria a onda com frequência ligeiramente menor, por estar fora da atmosfera.

Entre as afirmações dos estudantes, dirigidas ao professor, são verdadeiras:

A) Apenas I e II.

B) Apenas I e III.

C) Apenas II e III.

D) Apenas I, II e IV.

E) Apenas I, III e IV

HISTÓRIA

QUESTÃO 1.

Leia a quadrinha popular a seguir.

“Queremos Pedro II

Embora não tenha idade

A nação dispensa a lei

E viva a maioridade”

SCHWARCZ, L. M. As barbas do imperador. In: FREITAS-NETO, J. A.; TASINAFO, C. R. História Geral e do Brasil. 2. ed. São Paulo: Harbra, 2011. p. 547.

Essa quadrinha cantada no século XIX se refere ao movimento político pela antecipação da maioridade de Pedro de Alcântara e ficou conhecido como o golpe da maioridade. Havia uma esperança de que com à coroação de Pedro de Alcântara como sagrado imperador Dom Pedro II, a crise vigente durante o Período Regencial arrefecesse.

A respeito desse momento, assinale a alternativa incorreta.

A) Dom Pedro II além de ser um amante das artes, da fotografia e de inovações tecnológicas, também apreciava a Geografia e a História. Por isso mesmo, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), foi fundado nesse período com o aval incondicional do próprio imperador.

B) O golpe acelerou a coroação de Pedro II, possibilitando que o Partido Liberal desse fim ao Período Regencial, oportunizando o seu retorno ao poder e preparando o terreno para o governo do jovem monarca.

C) No Segundo Reinado, o Parlamentarismo entra em voga com a criação do cargo de presidente do Conselho de Ministros, um sistema de governo democrático que se sobrepôs e extinguiu o Poder Moderador.

D) Durante o governo de dom Pedro II dois partidos políticos alternaram-se no poder: o Partido Conservador e o Partido Liberal. Apesar de defenderem interesses distintos, esses partidos governaram juntos no período da conciliação.

E) O alvo do Golpe da Maioridade era centralizar o poder e devolver a harmonia política ao Brasil. O país estava marcado por confrontos políticos e sociais desde o Período Regencial tais como a Guerra dos Farrapos, Cabanagem, Balaiada e a Sabinada.

QUESTÃO 2

No século XIX os Estados Unidos da América (EUA) se consolidam como nação independente e nacionalista, expandindo fronteiras e fortalecendo suas instituições políticas.

Com relação as suas relações com o Brasil nesse período, assinale a alternativa correta:

A) A Independência dos EUA em 1776 promoveu um aumento substancial das plantações de algodão no sul do país, esse fato contribuiu significativamente para que a Inglaterra parasse de comprar a produção de algodão do Brasil, passando a comprar exclusivamente dos EUA.

B) De 1866 a 1890, com a derrota dos Estados Confederados na Guerra de Secessão, famílias que viviam no Sul dos EUA emigraram para o interior de São Paulo, no Brasil, e acabaram contribuindo para a implantação e expansão do protestantismo na região.

C) A abolição da escravidão no Brasil e nos EUA tem características próprias. Enquanto no Brasil a libertação dos escravos foi concretizada por meio de um decreto imperial que gerou várias revoltas e movimentos contrários ao ato promulgado pela Princesa Isabel, nos Estados Unidos, a abolição não contou com nenhum movimento significativo de oposição a tal feito.

D) A “Doutrina Monroe”, decretada pelos EUA, tinha como slogan “a América para os americanos”. A intenção era fazer frente a Santa Aliança, composta por países como Áustria, Rússia e França, que tinham interesse em voltar a colonizar os países americanos. O objetivo dos EUA era se resguardar e proteger a liberdade dos países latino-americanos de qualquer interferência europeia na América, inclusive o Brasil.

E) O fim da escravidão nos EUA foi acompanhado com atenção pelo Brasil e, assim como lá, a abolição da escravidão brasileira foi seguida de programas sociais e econômicos destinados a inserir na sociedade os libertos.

QUESTÃO 3

Sobre a história do Paraná, é incorreto afirmar:

A) No território do atual Estado do Paraná, antes da chegada dos europeus, entre os povos indígenas que habitavam a região estavam os Guarani e os Kaingang.

B) No século XIX, o processo de colonização por imigrantes europeus foi promovido com intensidade pelo governo da Província do Paraná. Várias colônias foram fundadas nas cercanias de Curitiba deixando marcas intensas na identidade, demografia, cultura e economia da capital da paranaense.

C) Os Jesuítas fundavam as missões ou reduções com o objetivo de catequizar os indígenas e expandir o catolicismo, esses redutos se caracterizavam por serem locais onde habitavam os índios e os padres conjuntamente.

D) Devido a ocupação da região de Curitiba pelos europeus no século XVI, o Estado do Paraná é o único dos estados brasileiros em que não aconteceu a escravidão.

E) Na virada do século XIX para o XX, novos núcleos urbanos surgiram por conta da dinâmica da atividade madeireira e da erva-mate.

QUESTÃO 5

O período republicano oligárquico da história brasileira compreendido entre o final do século XIX e o início do XX, abarca uma série de várias crises políticas de alta intensidade e a emergência de uma variedade de conflitos sociais e políticos onde o povo se colocou contra o governo elitista.

A respeito desses conflitos, qual não aconteceu no período mencionado:

A) Revolta da Vacina

B) Revolta da Chibata

C) Guerra de Canudos

D) Guerra do Contestado

E) Revolta dos Malês