ARTE

1. USS - 2020 (Adaptada)

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 5 - 08/03/2021

Na tela de Tarsila do Amaral, de 1933, a artista procurou destacar a seguinte característica da sociedade brasileira à época

a) Origem rural dos retratados

b) O envelhecimento da população

c) A diversidade étnica

d) A igualdade de gênero

e) O desemprego

2. ENEM – 2019 (Adaptada)

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 5 - 08/03/2021

Na obra Cabeça de Touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da

a) perenidade dos elementos que constituem a escultura.

b) fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados

c) união coerente de objetos de um mesmo tema

d) imagem de touro representada

e) mudança da funcionalidade pela integração dos objetos.

3- ENEM 2017

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 5 - 08/03/2021

O texto matiza algumas transformações das funções da arte na atualidade. No trabalho citado, do artista Jaime Prades, considera-se a

a) reflexão sobre a responsabilidade ambiental do homem.

b) valorização da poética em detrimento do conteúdo.

c) preocupação com o belo encontrado na natureza.

d) percepção da obra como suporte da memória.

e) reutilização do lixo como forma de consumo.

4. ENEM LIBRAS – 2017 (Adaptada)

TEXTO

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 5 - 08/03/2021

TEXTO

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 5 - 08/03/2021

Os registros fotográficos de Ernesto Neto e Deep Walls apresentam uma característica comum a muitas obras de arte contemporânea, que se traduz no convite à

a) fruição coletiva

b) projeção de imagens

c) contemplação crítica

d) interação com a obra

e) estimulação do olhar

BIOLOGIA

1. (UFPR 2016)

O cultivo de células tem sido utilizado como uma possível alternativa para a produção de moléculas úteis na medicina, como a produção de hormônios naturais. Com a intenção de produzir hormônios como a testosterona e a progesterona, que são derivados do colesterol, pesquisadores tiveram que selecionar uma linhagem de células a partir da caracterização morfológica delas. Na figura abaixo estão apresentadas essas características.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 5 - 08/03/2021

A partir da observação, qual é o número da linhagem selecionada para atingir o objetivo pretendido?

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

2 (UNESP 2019)

Aristóteles procurou explicar os fenômenos naturais a partir de argumentos teleológicos. A palavra teleologia provém de dois termos gregos, telos (fim, meta, propósito) e logos (razão, explicação), ou seja, uma “razão de algo em função de seus fins” ou uma “explicação que se serve de propósitos ou de fins”. Na explicação teleológica, se algo existe e tem uma finalidade, é porque existe uma razão para essa finalidade. Neste sentido, uma explicação teleológica estará centralizada na finalidade de alguma coisa. Por exemplo, na explicação teleológica, nossos dedos são articulados para que possamos manipular objetos, ao contrário da explicação não teleológica, que afirma que manipulamos objetos porque nossos dedos são articulados.

(Matheus de M. Silveira et al. Argumentos – Revista de Filosofia, julho/dezembro de 2016. Adaptado.)

Considerando as características adaptativas dos organismos, a teleologia

a. refuta a proposta de Lamarck, no que concerne à transmissão dos caracteres adquiridos.

b. contribui para a explicação da origem da variabilidade a partir da ocorrência de mutações.

c. contraria as fundamentações teóricas propostas pela Teoria Sintética da Evolução.

d. fortalece as explicações da Teoria Sintética da Evolução, quanto ao resultado da ação da Seleção Natural.

e. sustenta tanto as ideias evolucionistas de Lamarck como as de Charles Darwin e da Teoria Sintética da Evolução.

3. (G1 – CFTMG 2018)


Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que os pulmões desempenham um papel muito mais complexo no corpo de mamíferos do que pensávamos. Experimentos com ratos mostraram que esses órgãos produzem mais de 10 milhões de plaquetas por hora, o que equivale à maioria em circulação nesses animais. De acordo com a pesquisa, um conjunto de células-tronco sanguíneas residem no tecido pulmonar, fabricando esses fragmentos celulares.

Disponível em: http://www.ageracaociencia.com/2017/07/10/foi-descoberta-umanova-funcao-inesperada-dos-pulmoes

Acesso em: 01 out. 2017. (Adaptado)

A capacidade de produzir esses elementos figurados do sangue faz com que os pulmões também tenham função na(o)

a. síntese de proteínas.

b. defesa do organismo.

c. transporte de oxigênio.

d. coagulação do sangue.

e. depósito de ferro.

4. (DEEB)

Na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC, em Paris, foi adotado um novo acordo com o objetivo central de fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças. Esse acordo, assinado por muitos países, prevê metas de redução na emissão de carbono e de outros poluentes na atmosfera. Estima-se que 7 bilhões de toneladas de carbono são lançadas na atmosfera devido às atividades humanas.

Disponível em: http://www.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/acordo-de-paris

Acesso em: 02.fev.2021

Em relação a emissão de carbono na atmosfera, é correto afirmar que:

a) uma parte do carbono lançada na atmosfera é utilizada pela respiração de animais e vegetais.

b) estima-se que as florestas atualmente existentes sejam responsáveis pela fixação de 95% e os oceanos pelos outros 5% do carbono lançado na atmosfera pela atividade humana.

c) o aumento da quantidade de carbono na atmosfera atual tem sua origem exclusivamente na atividade da respiração celular de animais e vegetais.

d) os vegetais são importantes para a fixação do carbono atmosférico, pois em algumas de suas células os cloroplastos são capazes de utilizar o carbono na formação de açúcares.

e) nas células animais e vegetais, através de um processo químico realizado nas mitocôndrias, ocorre a transformação e a fixação do carbono para a formação de açúcares.

FÍSICA

1. (DEEB)

Na tentativa de construir um dispositivo, durante uma aula experimental em laboratório, que medisse valores de temperatura que correspondessem às medidas por um termômetro graduado na escala Celsius, dois persistentes estudantes obtiveram como produto final o aparelho que, quando teve suas leituras relacionadas à escala desejada, apresentou resultados que foram expressos no gráfico a seguir.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 5 - 08/03/2021

Vale salientar que, no gráfico, o eixo vertical apresenta temperaturas na escala incorreta obtida “x”, enquanto, na horizontal, os valores são expressos na escala Celsius. Como se pode verificar, o experimento não apresentou o resultado esperado. As temperaturas, em ambas as escalas, deveriam apresentar valores numéricos iguais. Porém, há um estado térmico em que as leituras no termômetro Celsius e no dispositivo calibrado na escala “x” apresentam os mesmos valores numéricos.

Determine qual é a temperatura nesta situação.

A) 4°x e 4°C.

B) 8°x e 8°C.

C) 12°x e 12°C.

D) 16°x e 16°C.

E) 20°x e 20°C.

2. (DEEB)


Atualmente, em muitos países, as leis determinam que os veículos sejam equipados, a partir da linha de montagem industrial, com o dispositivo conhecido como air-bag. Reconhecido por especialistas em segurança no trânsito, médicos traumatologistas e outros profissionais de áreas afins como um equipamento que reduz consideravelmente a gravidade de eventuais ferimentos decorrentes de colisões veiculares, passou a ser exigido das montadoras de automóveis no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2014.

Para compreender melhor a função da expansão da bolsa de ar do air-bag, é apresentado a seguir um gráfico que relaciona a força aplicada sobre o corpo de um condutor de veículo e o intervalo de tempo de duração de uma colisão, quando se utiliza e quando não se utiliza o dispositivo em questão.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 5 - 08/03/2021

Observando as curvas resultantes relativas a cada um dos casos, apresentadas, esclarece-se que o objetivo físico da utilização do air-bag veicular está relacionado

A) ao fato de a bolsa reduzir o tempo de aplicação da força sobre o condutor, reduzindo as chances de ferimentos graves.

B) ao fato de a bolsa reduzir a desaceleração sobre o corpo do condutor, aumentando a força que o desacelera, mantendo-o em seu lugar no interior do veículo.

C) ao fato de a bolsa aumentar o tempo de aplicação da força sobre o condutor, reduzindo sua desaceleração, mediante a aplicação de uma força menos intensa sobre ele.

D) ao fato de a bolsa aplicar sobre o condutor uma força de menor intensidade, durante um intervalo de tempo mais curto, com a mesma desaceleração, reduzindo as chances de ferimentos graves.

E) ao fato de bolsa reduzir o tempo de aplicação da força, reduzir a desaceleração e reduzir a intensidade da força aplicada sobre o condutor, reduzindo as chances de ferimentos graves.

3. (DEEB)


O olho humano com visão normal, sem o auxílio de lentes corretivas, é denominado olho emétrope. Para esse caso, sabe-se que a visualização de objetos acontece com a projeção de suas imagens sobre a retina. Porém, tanto objetos que se localizam muito distantes (no ponto remoto, infinito) quanto objetos que estão próximos, no caso do olho emétrope a 25cm (ponto próximo), são visualizados devido à capacidade de o cristalino se ajustar seu foco e projetar com nitidez sobre a retina do olho. Essa capacidade se chama acomodação visual.

Considere que um objeto seja trazido do ponto remoto (infinito) até o ponto próximo de um olho emétrope (ponto próximo igual a 25 cm). Nessa situação, explora-se toda a amplitude de acomodação visual do olho.

Qual é a variação de vergência do olho para a focalização do objeto nas duas posições mencionadas?

A) C = 3 di.

B) C = 4 di.

C) C = 5 di.

D) C = 6 di.

E) C = 7 di.

SOCIOLOGIA

1. (DEEB)

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Os direitos humanos estão reconhecidos tanto na Declaração Universal quanto nos tratados internacionais. Os direitos fundamentais estão positivados nos ordenamentos internos de cada Estado, especialmente nas suas Constituições.

Assinale a alternativa correta em relação à Declaração dos Direitos Humanos.

a) direitos humanos são inerentes a cada ser humano, podendo ser tirados ou alienados por qualquer pessoa.

b) De acordo com a abordagem dos Direitos Humanos, nega-se a existência de uma ética comum a todas as culturas e que pode ser expressa em termos de direitos.

c) Embora haja o uso de termos distintos, “direitos humanos” e “direitos fundamentais”, estes, se apresentam como sinônimos, não havendo uma distinção entre eles.

d) As gerações de direitos (civis, sociais e políticos) nasceram em função da mudança das condições sociais, e revelam o reconhecimento e a afirmação dos direitos fundamentais.

e) As frequentes mudanças sociais e políticas geram uma oscilação nas posições ideológicas, exemplo disso, as pautas de direitos humanos que têm feito parte, exclusivamente, das ideologias de esquerda.

2. (DEEB)

“A sopa passada no liquidificador transforma tudo num todo homogêneo, no qual não se distinguem mais os elementos que a compõem. Apenas um paladar avisado poderá adivinhar, no sabor, cada um dos ingredientes. Na salada composta, por outro lado, cada ingrediente se distingue dos outros, conservando sua aparência, seu gosto e sua textura. Nos EUA, o mito do "melting-pot", ou seja, da encruzilhada na qual todas as culturas se fundem ao adotar o "american way of life" – jeito americano de viver –, sucedeu o modelo do mosaico, ou da "salada", imagem possível do multiculturalismo: uma justaposição um pouco heterogênea de grupos étnicos e minorias culturais coabitando num mundo de concordância.”

Multiculturalismo ou de como viver junto. Mary del Priore – Historiadora e Coordenadora Geral do Arquivo Nacional.

www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/...2008.../Multiculturalismo_texto1.doc

O texto apresentado discute a ideia de multiculturalismo. Considerando a discussão trazida, assinale a alternativa que exemplifica uma prática que valide o multiculturalismo.

a) A partir da aprendizagem, a importância de cada cultura deve ser defendida, a fim de evitar a homogeneização das culturas.

b) O não reconhecimento de identidades culturais diferentes daquelas de maior visibilidade é próprio das democracias, onde a maioria deve ser ouvida.

c) Construir uma cultura comum motiva os grupos, em suas lutas, a dialogarem e selecionarem comportamentos mais válidos para uma convivência global.

d) Para a convivência plural, é preciso o fim de políticas que beneficiam determinados grupos em detrimento de outros, a igualdade, independente das condições iniciais.

e) Quando os grupos como negros, índios, mulheres e outros reivindicam perante as autoridades políticas direitos e deveres, amplia a intolerância e as divisões em sociedade.

3 - (DEEB)

De acordo com o sociólogo francês, Pierre Bourdieu, as condições de existência, e os grupos com os quais o sujeito se relaciona, são como modelos que, de certa forma, definem os estilos de vida de uma certa posição social que é ocupada por um dado agente social. Considerando as ideias do teórico e a análise dos dados, assinale a alternativa que explica como se constroem os gostos e como estes influenciam o consumo das diferentes classes sociais.

Disponível em: <https://jacksonrangelvieira.com/2009/12/23/subiu-consumo-de-bens-nao-duraveis/>. Acesso em: 21 ago. 2018.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 5 - 08/03/2021

a) Capital cultural não é algo herdado, gostos e estilos de vida são aprendidos igualmente por todos em sociedade.

b) A consciência é algo individual e livre de estruturação, assim, o consumo pode fruto de escolhas totalmente livres.

c) Não há como identificar as classes por meio do consumo, estes não se caracterizam pelos estilos de vida, mas pela necessidade comum.

d) Para cada posição social, há um gosto possível, e esse gosto não é aleatório, vincula-se às imposições e aos imperativos da vida em sociedade. e) Pelo gosto, seria possível identificar categorias e hierarquias sociais, no entanto as mídias impõem desejos, igualando o perfil de consumo das diferentes classes.

Questões selecionadas e cedidas à FOLHA pelo Colégio Marista.

Confira acessando o link abaixo o gabarito com as respostas corretas das questões:

https://www.folhadelondrina.com.br/_/3061703