ANÁLISE LINGUÍSTICA



1. (DEEB)

Leia este texto e, depois, responda ao que se pede.

Entre a selfie e o 'self', o seu eu digital: a imagem projetada nas redes sociais

25/07/2017

Selfie é o neologismo que melhor define a nossa era. É um autorretrato da superexposição voluntária nesta enorme praça pública que são as mídias sociais. As fotos que tiramos e postamos continuamente na internet são parte de uma nova identidade, um "eu" digital que ganha a cada dia novas pinceladas. Um novo ser que parece ter vida própria e que vai sendo moldado também pelos "likes" e pelas interações em um imenso mosaico costurado por algoritmos, os códigos que acabam por desenhar esta nossa nova face pública. Quem é esse outro eu digital que tem a sua cara e até os mesmos gostos? Que imagem você projeta a partir de suas pegadas digitais? Estamos o tempo todo fornecendo informações preciosas sobre nós mesmos nos nossos perfis no Facebook, no Instagram. Dados que podem ser coletados e usados por empresas, governos, concorrentes, amigos e inimigos. [...] A maioria das perguntas ainda está sem respostas, mas eu cheguei a uma única conclusão: a vida é bem maior do que os nossos incessantes posts em redes sociais. Portanto, mais importante do que a "selfie" é o "self" – um conceito da psicologia que pode ser resumido como o seu "eu", constituído de personalidade, cognições, pensamentos e sentimentos. Uma identidade que se forma a partir de aspectos conscientes e inconscientes, nuances que a inteligência artificial ainda não parece capaz de captar e traduzir. E vai além de sua pegada digital, aquela que faz pipocar na sua timeline ofertas e mais ofertas de hotéis para um destino apenas pesquisado. É tudo aquilo que nos faz únicos, é aquela digital que se imprime fora do mundo digital, no universo dos afetos, das trocas interpessoais, em meio a um dia a dia cada vez mais impactado pelas novas tecnologias.

Folha de S.Paulo. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/colunas/redesocial/2017/07/1903899-entre-a-sefie-e-o-self-o-seu-eu-digital-a-imagem-projetada-nas-redes-sociais.shtml>. Acesso em: 11/02/2021.

Ao final do texto (em destaque), o termo digital é utilizado duas vezes. A intenção da articulista tem um propósito específico de

A) demonstrar que a palavra digital é monossêmica e literal

B) realçar o sentido único da palavra digital.

C) fazer um trocadilho para valorizar o significado da palavra digital.

D) estabelecer a coesão textual, na frase, por meio de palavras iguais no sentido.

E) fazer uso da polissemia como elemento metafórico para a compreensão do texto.

3.(DEEB)

O que a Liberdade significa para a memória dos negros em São Paulo?

Mudança do nome da estação de metrô para 'Japão-Liberdade' e situação da Capela dos Aflitos renovam a luta contra o apagamento da história do bairro

A Liberdade, no centro de São Paulo, tem o status de maior reduto nipônico fora do Japão, o que recheia o imaginário em torno do bairro. Mas por trás da fama, está a sua origem negra. Suas ruas, onde hoje o turismo e o comércio crescem ano após ano, foram cenários da escravidão e de tortura de negros durante o período.

No dia 24 de julho, a Praça da Liberdade e a estação Liberdade do metrô receberam em seus nomes o acréscimo “Japão. “Quando a gente recebeu a notícia, foi um baque gigantesco”, conta Tiago Braziel, membro da ONG Educafro, localizada a poucos quilômetros do bairro. “Me entristece muito que a administração pública ainda reproduza os mesmos hábitos de cem anos atrás. Ao trocar o nome, se faz duas coisas: primeiro,

mata-se uma parte da história, depois gera-se um conflito e um desconforto desnecessário entre dois povos que ajudaram tanto para o crescimento do Brasil”, desabafa.(...)

“A memória do povo negro da Liberdade foi apagada. Praticamente hoje não há referências ao período de horrores. "A história negra se faz presente em toda a cidade de São Paulo, mas é invisibilizada. Na Liberdade não é diferente", afirma o historiador Abílio Ferreira. Para ele, o apagamento da memória negra vem de uma tentativa ainda mais antiga, de apagar a herança da escravidão. O processo foi sendo reproduzido de maneiras diferentes nos séculos seguintes e desemboca na mudança do nome.

“Essa formação da cidade tem a ver com o conflito entre quem tinha mais poder político e econômico e quem não tinha nada, os destituídos. Ainda hoje, é isso que a Liberdade representa”, afirma. “A memória é um espaço de disputa: a memória daqueles povos que têm mais influência política e econômica é sempre mais valorizada”.

Carta Capital. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-que-a-liberdade-significa-para-a-memoria-dos-negros-em-sao-paulo.

Com base nas informações da reportagem, entende-se que

A) O bairro da Liberdade está ligado historicamente aos japoneses e carrega, em seu nome, a história dos escravos que ali foram torturados e dos heróis da migração japonesa.

B) A troca de nome gerará, segundo Tiago Braziel, conflitos entre os moradores do bairro e comprometerá a história do povo japonês que ali vive.

C) a decisão de mudar o nome de ‘Liberdade’ para ‘Japão-Liberdade’ reforça o conflito histórico do poder político e econômico e os destituídos.

D) a memória do povo negro foi apagada, já que antes havia uma valorização da herança da escravidão para se cultuar no local.

E) ganha quem tem força política e econômica e cria-se uma disputa entre aqueles que formaram a história da cidade de São Paulo.

3. (DEEB)

Desigualdade social é entrave para inclusão digital

Pesquisa mostra que cerca de 3,5 milhões de crianças e adolescentes brasileiros nunca acessaram a internet.

Cerca de 3,5 milhões de crianças e adolescentes brasileiros, com idade entre 9 e 17 anos, isto é, em idade escolar, nunca acessaram a internet em suas vidas e, em 2015, cerca de 6 milhões não estavam conectados à rede – 20% da população dessa faixa etária.

O levantamento apontou a desigualdade socioeconômica como um entrave para a inclusão digital. No Brasil, enquanto 97% dos jovens da classe AB são usuários de Internet e 85% da classe C, apenas 51% das crianças e adolescentes da classe DE têm acesso à rede.

Contrastes regionais também ficaram evidentes. Quando o escopo é a proporção dessa população que não acessou a Internet em razão da falta de disponibilidade no domicílio (um total de 15%), o número mais expressivo refere-se aos jovens moradores da área rural (30%), da região Norte do País (31%), das classes D e E (36%) e pertencentes a núcleos familiares que ganham até 1 salário mínimo (31%).

Para explicar a desigualdade social como problema para a inclusão digital, a redação da revista Carta Educação utiliza orações subordinadas que indicam

A) temporalidade para comprovar, por meio os dados, que as classes DE não têm acesso à rede.

B) ajuste e a progressão simultânea das classes DE em relação as Classes AB que têm acesso à rede.

C) a conciliação entre as classes AB e as CD quando se trata de inclusão digital e acesso à rede

D) A finalidade dos jovens das classes AB e a finalidade das classes CD em relação ao acesso à rede.

E) a finalidade do projeto e a conciliação entre as classes C e D em ralação ao acesso à rede

4. (UEL-adaptada)

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 4 - Simulado UEL

Edibar da Silva - Disponível em google.com.br – publicado na prova da UEL/2018.

Assinale a alternativa que analisa de maneira correta a produção de humor na tira.

A) A palavra que provoca o efeito humorístico na tirinha é “tem”, pois há dois sentidos para esse verbo, apreendidos no texto: o de “experimentar em seu organismo; sentir” e o de “possuir para uso, serviço ou para estar à disposição de” (Dicionário Houaiss da língua portuguesa).

B) As locuções “de uva, de abacaxi e limão” provocam o humor porque, ao retornar, o personagem traz apenas a informação sobre os sabores dos sorvetes, o que evidencia que entendeu o uso do verbo “ter”.

C) Ao retornar, traz apenas a informação sobre os sabores dos sorvetes, o que evidencia que entendeu de modo diferente o uso do verbo “correr”. Trata-se da polissemia do verbo “correr”.

D) Na ocorrência do verbo “correr” há um duplo sentido (correr: imprimir velocidade e correr: ver o tempo passar rapidamente) e quem o usa é o personagem Edibar, que, preocupado com o sorveteiro, pede que seu amigo Zé corra e não deixe o tempo passar.

E) Zé não entende o sentido do verbo correr; ele chega a se aproximar do sorveteiro e acredita que precisa ser rápido na escolha dos sorvetes no carrinho, sem dar atenção ao sorveteiro.

GEOGRAFIA

1. (UNIOESTE Adaptada)

A noção de Cartografia enquanto um conjunto de técnicas utilizadas com finalidade de representar elementos e fenômenos evidenciados no espaço geográfico é tão antiga quanto a própria humanidade. À medida que os grupos humanos passaram a se organizar coletivamente, as representações espaciais foram criadas para demarcar os núcleos de povoamento e os próprios territórios de caça dessas sociedades mais antigas. Ao longo dos séculos, essas representações, os mapas, foram evoluindo bem como seus fins foram se tornando mais complexos’.

(Menezes, P. M. L.; Fernandez, M. C. Roteiro de Cartografia, 2013).

Sobre a Cartografia e os temas relacionados, analise as proposições abaixo:

A) O sistema horário mundial ou fusos horários caracterizam-se pela definição de uma grade de meridianos principais com intervalo de 15º entre si. Os fusos horários têm como referência o Meridiano de Greenwich.

B) Greenwich é o meridiano que divide o globo terrestre em dois hemisférios: norte e sul.

C) O horário de verão ou horário de aproveitamento da luz diurna é adotado no Brasil e em inúmeros outros países como medida de economia de eletricidade. No Brasil, alguns estados, principalmente do Norte e Nordeste não adotam o horário de verão em função da abundância de energia hidrelétrica, devido à presença das usinas instaladas no Rio São Francisco e nos diversos rios amazônicos.

D) No sistema de coordenadas geográficas, latitude refere-se ao ângulo e à distância entre o local desejado e o Meridiano de Greenwich, com valores que variam entre 0º e 90º, tanto para Norte, quanto para Sul. Por sua vez, a longitude refere-se ao ângulo e à distância entre a Linha do Equador e o local desejado, com valores que variam entre 0º e 180º, tanto para Leste como para Oeste.

E) O Sistema de Informação Geográfica, o Sensoriamento Remoto e o Sistema de Navegação Global por Satélite são escassamente utilizados para diferentes fins cartográficos.

2. (DERC)

O processo de construção das Usinas Hidrelétricas de Teles Pires e São Manoel, localizadas no norte do Mato Grosso, foi marcado por duras críticas vindas do povo Munduruku, que conta com cerca de 13 mil pessoas vivendo em 13 aldeias na região. Eles afirmaram que as usinas desfiguraram locais importantes para seu modo de vida. Em 2015, o governo federal e empresas privadas que atuam na região, iniciaram os estudos para implantar mais duas hidrelétricas no Tapajós. O povo Munduruku afirma que o governo utiliza como argumento a favor da construção da hidrelétrica o fato de que ela levaria ao alagamento de apenas 7% da terra indígena local, porém esses 7% significam muito para eles, já que haverá:

A) impactos ambientais e sociais, como o bloqueio dos ciclos de cheia e vazante dos rios, os quais não interferirão nos ciclos reprodutivos de peixes migrantes.

B) alterações no regime hídrico, as quais não apresentarão prejuízos para a qualidade de vida, visto que o regime fluvial nessa bacia é volumoso.

C) modificações no volume de fluxo e no nível da água, as quais não impactarão na disponibilidade de alimentos para as espécies aquáticas e as dependentes das aquáticas.

D) modificações não apenas nos níveis ambientais, sociais e culturais, mas também em nível geográfico e geomorfológico, modificando a própria paisagem em razão, principalmente, das interferências nos processos de distribuição de sedimentos e de formação de meandros, planícies e terras alagadas.

E) prejuízos, porém programas oficiais de compensação ambiental são eficientes e as populações removidas ou afetadas negativamente não sofrerão com problemas de saúde, pobreza, marginalização, insegurança e perda de raízes e patrimônios culturais.

3. (DERC)

Observe os gráficos abaixo e posteriormente analise as sentenças.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 4 - Simulado UEL

Fonte Key World Energy Statistic. Internacional Energy Agency – IEA. 2015

A) Para a geração de energia em usinas nucleares, ocorre um processo controlado de desintegração dos átomos, porém, os acidentes com escape de material radioativo para a atmosfera causam distúrbios socioambientais imediatos e a longo prazo e por conta disso seu uso tem diminuído ao longo das décadas.

B) Uma fonte renovável diz respeito a um recurso capaz de repor-se de forma natural e está matriz energética vem apresentando relativa queda ao longo das décadas.

C) A despeito das inconveniências econômicas, ambientais e políticas, as fontes de energia tradicionais como o petróleo e o carvão mineral continuam sendo consumidas em grande escala, registrando crescimento ao longo dos anos.

D) O gás natural apresenta grande vantagem de uso em relação ao petróleo e ao carvão mineral associada a produção de energia a qual está atrelado a sua eficiência relacionada a sua capacidade energética, por conta disso seu uso vem aumentado ao longo dos anos.

E) Apesar do desenvolvimento de tecnologias capazes de gerar energia pela força dos ventos, pela radiação solar, por biomassa e pela forca das águas, o mundo ainda caminha timidamente para uma mudança significativa em termos de produção energética.

4. (UFG)

Leia o poema a seguir.

A PEDRA

O vento vinha e ficava brincando com a pedra.

Depois o vento ia embora.

Vinha a chuva e ficava brincando com a pedra.

Era como um dilúvio.

Depois a chuva ia embora.

Vinha o sol. Uma rosa vermelha.

Cobria a pedra com o seu manto dourado.

Cobria a pedra de carinho e dor.

Em seu âmago, como se um abismo estrelado,

a pedra perdia-se em quietude e delírio.

Passavam-se os dias e os anos.

A pedra vinha perdendo todo o seu brilho.

A pedra vinha ficando verde.

O seu ardente sonho de voar era ruína.

Depois a pedra não sonhava mais.

A pedra ficava sozinha.

GARCIA, José Godoy. Poesias. Brasília: Thessaurus, 1999. p. 49.

No texto, o autor faz uma descrição poética de um processo natural, diretamente relacionado à alteração das rochas na superfície terrestre. Interpretando-se os versos em sua sequência, evidencia-se a referência.

A) à erosão de origem eólica; à erosão de origem pluvial; ao intemperismo físico; e ao intemperismo químico-biológico.

B) ao intemperismo químico de origem pluvial; ao intemperismo físico; à erosão de origem eólica; e ao intemperismo químico-biológico.

C) ao intemperismo físico; ao intemperismo químico-biológico; ao intemperismo físico; e à erosão de origem pluvial.

D) ao intemperismo químico-biológico; à erosão de origem eólica; à erosão de origem pluvial; ao intemperismo físico.

E) à erosão de origem pluvial; ao intemperismo químico-biológico; à erosão de origem eólica; e ao intemperismo físico.

HISTÓRIA

1- (UEM 2018 – Adaptada)

Sobre a história brasileira contemporânea recente, assinale a alternativa correta.

A) No governo de Fernando Collor de Mello, houve o equilíbrio da economia com o aumento exponencial do Produto Interno Bruto (PIB), diminuindo assim os níveis de desemprego.

B) No governo de Itamar Franco, na década de 1990, houve a democratização do acesso à terra a partir da reforma agrária.

C) Nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, houve privatizações de grandes empresas estatais, o combate à inflação e a facilitação de importação de mercadorias.

D) No governo de José Sarney, houve a aprovação do mandato presidencial de quatro anos, o controle rígido da inflação com o Plano Cruzado e a estatização das telecomunicações no Brasil.

E) No governo de Fernando Collor de Mello, houve a geração de emprego e renda pela criação de empresas públicas para a construção de grandes obras de infraestrutura.

2. Sobre a pecuária no Brasil colônia, é incorreto afirmar:

A) que as áreas litorâneas no século XVIII estavam proibidas, por um decreto da Coroa Portuguesa, de criar gado em uma extensão de terra de oitenta quilômetros, da costa até o interior.

B) que a criação de gado resultou na expulsão do assalariado do campo.

C) que os vaqueiros e peões ligados à pecuária eram brancos, mestiços, índios e escravos alforriados, sendo a existência de escravos minoritária.

D) que a costa brasileira estava reservada para o desenvolvimento da economia açucareira.

E) que os primeiros criadores de gado expandiram o território em direção ao interior, alargando as fronteiras e rompendo com os limites do Tratado de Tordesilhas.

3. (UGF/RJ-adaptado)

A cultura Maia floresceu no período de 250 d.C. a 900 d.C. Dentre as populações pré-colombianas, os Maias possuíam um amplo conhecimento em Matemática, Astronomia e na construção de grandes cidades.

Seus núcleos de povoamento estavam localizados na região que hoje atualmente corresponde a:

A) Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras e México.

B) Colômbia e Panamá.

C) Brasil, Guianas e Venezuela.

D) Patagônia argentina e chilena.

E) Peru e Bolívia.

4. Em 1998 o presidente norte-americano Bill Clinton sofreu um processo de impeachment que não foi levado as vias finais pelo Senado, pois foi absolvido das acusações. O motivo principal para sofrer o processo de impeachment foi:

A) a suspeita de Clinton ter incentivado ações de grupos supremacistas brancos em seu estado natal, Arkansas.

B) o crime de perjúrio e obstrução à justiça, relacionado ao caso sexual entre Clinton e sua secretária Mônica Lewinsky.

C) a descoberta de que o então presidente era usuário de maconha.

D) o caso de racismo cometido por Clinton contra um funcionário negro da Casa Branca.

E) a descoberta de depósitos vultosos de chefes do narcotráfico colombiano para a campanha de reeleição de Clinton.

QUÍMICA

1. (UEL - 2020)

Nos museus, algumas peças são hermeticamente conservadas em redomas de vidro contendo gases nobres, tal como o argônio que, por ser inerte, previne processos de oxidação. Em um museu, os diretores constataram que, ao longo do tempo, as partes metálicas de um relógio fabricado por volta de 1950 estavam sendo oxidadas, indicando que, além do gás argônio, havia gás oxigênio dentro da redoma. Um experimento foi realizado com o intuito de determinar a presença de gás oxigênio dentro da redoma. Para tanto, 10,0 L da mistura gasosa contida na redoma foram coletados com uma seringa hermética, sendo que 5,0 L da mistura foram transferidos para um frasco com capacidade volumétrica de 30,0 L contendo 1,0 g de gás hidrogênio. Em seguida, fez-se passar uma faísca elétrica pela mistura resultando na reação entre gás hidrogênio e oxigênio, sem excesso de reagentes com formação de água na fase gasosa.

Sabendo que não houve variação da temperatura (298 K) e do volume do frasco, e que a pressão final no frasco foi de 2,0 atm, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a quantidade, em mols, de argônio e de oxigênio contidos na alíquota de 5,0 L da seringa.

Dados:

Massa atômica do H = 1 u

R = 0,082 atm.L.K-1.mol-1

A) 1,95 e 0,25

B) 2,45 e 0,50

C) 2,95 e 0,82

D) 4,35 e 0,43

E) 4,85 e 1,00

2. (UEPG – 2020 - adaptada)


O gás SO3 é um dos responsáveis pela chuva ácida, pois reage com a água da chuva formando ácido sulfúrico, H2SO4. O SO3 é produzido a partir da reação do SO2, liberado pela queima dos combustíveis fósseis, com o oxigênio do ar. A equação balanceada para essa reação está representada abaixo:

2 SO2(g) + O2(g) → 2 SO3(g)

Dados: O(Z=8); H(Z=1); S(Z=16)

Com relação às moléculas envolvidas na chuva ácida, assinale o que for correto.

a) A molécula de SO2 é apolar, enquanto a molécula do O2 é polar.

b) O SO2 e o SO3 são óxidos iônicos que ao reagir com água formam monoácidos fracos.

c) A molécula de SO2 apresenta geometria molecular angular e a de SO3 apresenta geometria molecular trigonal plana.

d) As ligações que ocorrem entre os átomos de enxofre e os átomos de oxigênio nas moléculas de SO2, SO3 e H2SO4 são ligações iônicas.

e) A solução formada por meio da dissolução do H2SO4 em água possui caráter alcalino esse fato dificulta a condução de corrente elétrica.

3. (UEM 2018 - adaptada)

Com relação à emissão de partículas α ou β e de radiação γ por radionuclídeos e suas respectivas capacidades de penetração em tecidos biológicos, assinale o que for correto.

A) Partículas β correspondem a íons de Hélio bipositivos.

B) Partículas α correspondem a elétrons com alta velocidade.

C) Supondo que um radionuclídeo emita apenas uma partícula β, seu número de massa aumentará em duas unidades, e seu número atômico permanecerá constante.

D) Partículas α, em comparação com as β, possuem menor poder de penetração, visto que possuem massa e carga elétrica maiores, o que favorece a interação com a matéria.

E) A radiação γ, em comparação com as partículas β, tem menor poder de penetração uma vez que não possui carga elétrica.

4. (UEPG – 2019 - adaptada)

A respeito do composto orgânico abaixo representado, assinale o que for correto.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 4 - Simulado UEL

A) Apresenta dois carbonos quirais.

B) É um composto oticamente ativo.

C) Possui fórmula molecular C14H30NCℓ.

D) Apresenta duas aminas primárias em sua estrutura.

E) O composto é o produto de uma reação de esterificação

Questões selecionadas e disponibilizadas pelo Colégio Marista.

Confira o gabarito dessa prova AQUI