|
  • Bitcoin 145.184
  • Dólar 4,8801
  • Euro 5,1549
Londrina

Folha Vest

m de leitura Atualizado em 28/02/2022, 11:12

FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA

28/02/2022

PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

.
AUTOR autor do artigo

Foto: Reprodução
menu flutuante

FOLHA VEST/ Caderno 9 

Matemática 

01. (UEL)

Leia o texto e analise o gráfico a seguir.

Foi realizado um estudo para compreender as características de pacientes que morreram de COVID-19. Os dados foram coletados a partir de 150 óbitos ocorridos dentro das fronteiras de Wuhan na China entre os dias 21 e 30 de janeiro de 2020 decorrentes do Novo Coronavírus. A partir destes registros foi elaborado o gráfico a seguir que exibe o percentual destes óbitos cujos pacientes sofriam de determinada comorbidade.

Adaptado de: //jamanetwork.com

Comorbidades

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA
|  Foto: Reprodução
 

Com base no texto e no gráfico, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a probabilidade de se tomar, ao acaso, dentre os pacientes hipertensos deste estudo, um paciente diabético.

a) 10%

b) 20%

c) 25%

d) 30%

e) 50%

02. (UEL)

Considere que um tear manual produza 20 metros de tecido por hora de funcionamento e que um tear mecânico produza, no mesmo tempo, o dobro. Uma tecelagem britânica substituirá todos os seus teares manuais por mecânicos, adotando a seguinte regra: a cada tear mecânico adquirido, um tear manual é imediatamente descartado, até que o processo de mecanização dessa tecelagem se complete. Com essa regra, o número total C de teares se mantém constante ao longo do processo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a média de produção dos teares desta tecelagem no instante em que o quociente, do número de teares manuais pelo número total de teares, é R.

a) 30 metros de tecido por hora de funcionamento

b) 30 + 20R metros de tecido por hora de funcionamento

 c)metros de tecido por hora de funcionamento

d) 40−20R metros de tecido por hora de funcionamento

e) 30R −40 metros de tecido por hora de funcionamento

03. (UEL) 

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) elabora anualmente o Relatório Mundial sobre Drogas, que inclui informações sobre produção, consumo e tráfico. O relatório da UNODC, em 2014, exibe o gráfico a seguir, que apresenta o percentual da população estadunidense que utilizou determinada droga, no ano apontado.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA
|  Foto: Reprodução
 

Com base no gráfico e supondo que Cannabis, opioides e cocaína são também drogas ilícitas e que a população dos Estados Unidos cresceu em 10 milhões de pessoas de 2007 a 2012, assinale a alternativa correta.

a)   De acordo com o gráfico, o conjunto dos indivíduos que utilizaram opioides em 2011 é disjunto daquele formado por usuários de Cannabis no mesmo ano.

b)   Houve um aumento de 20% no número de indivíduos que utilizavam Cannabis nos Estados Unidos, de 2007 a 2012.

c)  A explicação para o aumento do percentual do uso de pelo menos uma droga ilícita em 2012 é o acréscimo do percentual do uso da cocaína.

d)  A probabilidade de um estadunidense, escolhido ao acaso em 2006, não utilizar droga ilícita é menor que 86%.

e )  A probabilidade de um estadunidense, escolhido ao acaso em 2004, ter utilizado pelo menos uma droga ilícita é de 18%.

04. (UEL) 

A tabela a seguir apresenta a capacidade de geração de energia C, a área inundada A e a razão da capacidade de geração de energia pela área inundada E=C/A, de 5 usinas hidrelétricas brasileiras.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA
|  Foto: Reprodução
 

O maior valor de E é aquele da usina de Itaipu. O par ordenado (x; y) do sistema linear

image description image description
image description |  Foto: Reprodução
 

fornece a quantidade de vezes que se deve aumentar o valor de E nos pares de usinas Tucuruí/Sobradinho e Porto Primavera/Serra da Mesa para que cada par ordenado tenha o mesmo valor E de Itaipu.

Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre matrizes, determinantes e sistemas lineares, considere as afirmativas a seguir.

I. O sistema linear dado tem infinitas soluções.

II.  Para que a usina de Sobradinho tenha o mesmo E da usina de Tucuruí, é necessário que ela aumente 9,7 vezes sua capacidade de geração de energia.

III. A matriz do sistema linear dado tem determinante não nulo, portanto a solução do sistema linear é única.

IV. Para que a usina de Porto Primavera tenha o mesmo E da usina de Itaipu, é necessário que ela aumente 13,0 vezes sua capacidade de geração de energia.

Assinale a alternativa correta.

 a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

c)  Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

05. (UEL)

O gráfico de uma função ƒ, figura 18, mostra o deslocamento vertical de um surfista sobre uma onda, em função do tempo.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA
|  Foto: Reprodução
 

Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre funções, considere as afirmativas a seguir.

I. Para todo t 2 (t3; t7); f é constante.

II. Para todo t 2 [0; t3); f(t) = cos(t) + 2.

III. Para todo t 2 (t7; t10); f(t) = m:t + b, onde m > 0.

IV. A função f assume seu valor máximo em t = t2.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas II e III são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

06. (UEL) 

A escala Richter atribui um número M para quantificar a magnitude de um tremor, ou seja, M(A) = Log10A – Log10A0, onde A > 0 é a amplitude máxima das ondas sísmicas medidas a 100 km do epicentro do sismo e A0 > 0 é uma amplitude de referência. Por exemplo, em 1945, no Japão, o tremor gerado pela bomba atômica teve magnitude aproximada de 4,9 na escala Richter, enquanto que o tremor ocorrido naquele país, em março de 2011, teve magnitude de 8,9.

Com base nessas informações, considere as afirmativas a seguir.

I.  A amplitude máxima das ondas sísmicas do tremor de 2011 foi 10.000 vezes maior do que a amplitude máxima das ondas sísmicas geradas pela bomba de Hiroshima.

II.  A diferença de magnitude de dois tremores, em relação às respectivas amplitudes máximas das ondas sísmicas, é uma função quadrática.

III. Um tremor de magnitude 8,0 na escala Richter tem ondas sísmicas com amplitude máxima 10 vezes maior do que a amplitude máxima em um tremor de magnitude 7,0.

IV. Se a amplitude máxima das ondas sísmicas de um tremor for menor que a amplitude de referência A0, tem-se que a magnitude deste tremor é positiva.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c)   Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d)   Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

07. (UEL) 

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA
 

Com base na tabela, é correto afirmar que, de 2007 para 2008, o aumento no número de transferências de jogadores brasileiros foi de, aproximadamente:

a) 2% para a Europa Ocidental.

b) 5% para a Europa Oriental.

c) 10% para a América Central.

d) 14% para o Oriente Médio.

e) 46 % para a América do Sul.

08. (UEL) 

Observe a figura 12 a seguir.

image description image description
image description |  Foto: Reprodução
  

Com base nessa figura, é correto afirmar:

a) A área de ataque da quadra é 50% da área de defesa.

b) As áreas de defesa somam 1/4 da área total da quadra.

c) A área da quadra é 176 m2.

d) A razão entre a área de ataque e a área de defesa é de 2 para 3.

e) A diagonal da quadra mede 27 m.

09. (UEL) 

Uma pista de corrida de 400 m é constituída por trechos retos e semicirculares, conforme a figura  a seguir:

image description image description
image description |  Foto: Reprodução
 

Suponha que dois atletas, nas curvas, sempre se mantenham na parte mais interna de suas raias, de modo a percorrerem a menor distância nas curvas, e que a distância medida a partir da parte interna da raia 1 até a parte interna da raia 8 seja de 8 m.

Para que ambos percorram 400 m, quantos metros o atleta da raia mais externa deve partir à frente do atleta da raia mais interna?

Dado: π □ = 3, 14

a) 10,00 m

b)  25,12 m

c) 32,46 m

d) 50,24 m

e) 100,48 m

TEXTO BASE 1 

A questão relaciona-se, de modo geral, a um ou mais dos subtemas comportamento alimentar, padrões de consumo, dieta alimentar.

Texto

Apesar dos contrastes econômico e sociocultural entre países pobres e ricos, as tendências observadas em estudos epidemiológicos sobre consumo alimentar assinalam que o padrão alimentar antes característico dos países desenvolvidos é atualmente uma preocupação também dos países em desenvolvimento.

A adoção da dieta “afluente”, caracterizada por um excesso de alimentos de grande densidade energética, ricos em gordura e em açúcar refinado simples, e por uma diminuição no consumo de carboidratos complexos, tem se expandido, sobretudo em situações de prosperidade econômica.

(Adaptado: DIEZ GARCIA, R.W. Efeitos da globalização na cultura alimentar: considerações sobre mudanças na alimentação urbana.Revista de Nutrição, 2003, vol. 16, n. 4.)

TABELA

Evolução da quantidade anual per capita de alimentos adquiridos para consumo no domicílio nas Regiões Metropolitanas e Brasília - DF - 1975/2003

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA
|  Foto: Reprodução
 

10. (UEL) 

PARA RESPONDER À QUESTÃO, LEIA O TEXTO BASE1

Com base nos dados da Tabela, é correto afirmar.

I. A aquisição per capita para o consumo do conjunto feijão, arroz e farinha de mandioca, somados, variou −5, 1 kg no período 75 − 88, −6, 2 kg no período 88 − 96 e −10, 6 kg no período 96 − 03.

II.  A aquisição per capita para o consumo do conjunto alimentos preparados, refrigerante e iogurte, somados, variou 12, 6 kg no período 75 − 88.

III. A variação da aquisição per capita para o consumo do óleo de soja foi de −1, 8 kg no período 96 − 03.

IV.  A variação percentual da aquisição per capita para o consumo de feijão, no período 75−03, relativamente a 1975, foi de aproximadamente −37%.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

b)Somente as afirmativas II e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d)  Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e)   Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

11. (UEL) 

As quadras de tênis para jogos de simples e de duplas são retangulares e de mesmo comprimento, mas a largura da quadra de duplas é 34% maior do que a largura da quadra de simples.

image description image description
image description |  Foto: Reprodução
 

Considerando que a área da quadra de duplas é 66,64 m2 maior, a área da quadra de simples é:

a) 89,00 m2

b) 106,64 m2

c) 168,00 m2

d) 196,00 m2

e) 226,58 m2

12. (UEL) 

image description image description
image description |  Foto: Reprodução
 

No lançamento de disco, a abertura da gaiola é de aproximadamente 36º, como se pode observar na figura

Durante o lançamento, acidentalmente, o disco escapa da mão do atleta. Supondo, para simplificar, que o movimento do braço do atleta ocorre num plano horizontal, então a probabilidade de o disco sair da gaiola é de:

 a) 1/10

b) 1/8

c) 1/6

d) 1/4

e) 1/2

13. (UEL) 

Leia o texto a seguir:

A teledensidade é um índice que corresponde ao número de celulares a cada 100 habitantes. A teledensidade do Brasil registrou um crescimento de 22,82% de fevereiro de 2008 para fevereiro deste ano.

(IDG Now. Brasil tem mais de 152 milhões de celulares em fevereiro de 2009. 20 mar. 2009. Disponível em Acesso em: 5 abr. 2009.)

Sabendo-se que a teledensidade, em fevereiro de 2008, era de 65,09, é correto afirmar que, em fevereiro de 2009, o número de telefones celulares entre cada dez brasileiros era de aproximadamente

a) 5

b)  6

c)  7

d)  8

e)  9

14. (  UEL) 

Uma dose inicial de um certo antibiótico é ingerida por um paciente e, para que seja eficaz, é necessária uma concentração mínima. Considere que a concentração do medicamento, durante as 12 primeiras horas, medida em miligramas por litro de sangue, seja dada pela função cujo gráfico é apresentado a seguir:

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA
|  Foto: Reprodução
 

Considere as afirmativas a seguir:

I. Se a concentração mínima for de 20 mg/l, então o antibiótico deve ser ingerido novamente após 8 horas.

II. A concentração de antibiótico no sangue cresce mais rápido do que decresce.

III. A concentração máxima de antibiótico ocorre aproximadamente 3 horas após a ingestão.

IV. O gráfico da função, durante essas 12 horas, representa uma função bijetora.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

b)  Somente as afirmativas II e III são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

TEXTO BASE 2

A questão relaciona-se, de modo geral, a um ou mais dos subtemas escassez de alimentos, fome, miséria social. Leia os Textos I e II e responda a questão

Texto I

Thomas Malthus (1766-1834) assegurava que, se a população não fosse de algum modo contida, dobraria de 25 em 25 anos, crescendo em progressão geométrica, ao passo que, dadas as condições médias da terra disponíveis em seu tempo, os meios de subsistência só poderiam aumentar, no máximo, em progressão aritmética.

Texto II

A idéia de um mundo famélico assombra a humanidade desde que Thomas Malthus previu que no futuro não haveria comida em quantidade suficiente para todos.

Organismos internacionais – Organização das Nações Unidas, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional – chamaram a atenção para a gravidade dos problemas decorrentes da alta dos alimentos. O Banco Mundial prevê que 100 milhões de pessoas poderão submergir na linha que separa a pobreza da miséria absoluta devido ao encarecimento da comida.

(Adaptado: FRANÇA, R. O fantasma de Malthus. Veja. 23 abr. 2008.)

PARA RESPONDER À QUESTÃO, LEIA O TEXTO BASE 2

A lei de Malthus (Texto I) cita progressões aritméticas (PA) e progressões geométricas (PG).

Se os dois primeiros termos de uma seqüência são x1 = 6 e x2 = 12, o quinto termo será

a) x5 = 16 se for uma PA e x5 = 24 se for uma PG.

b) x5 = 24 se for uma PA e x5 = 96 se for uma PG.

c) x5 = 30 se for uma PA e x5 = 30 se for uma PG.

d) x5 = 30 se for uma PA e x5 = 96 se for uma PG.

e x5 = 48 se for uma PA e x5 = 72 se for uma PG.

16. (UEL) 

Analise a tabela seguinte.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST - CADERNO 9 - MATEMÁTICA
|  Foto: Reprodução
 

Com base nos dados, um mingau composto somente desses ingredientes e feito para suprir        das necessidades diárias de proteína e  das necessidades diárias de carboidratos deverá conter quantos copos de leite e quantas colheres (de sopa) de aveia, respectivamente?

a) 1 e 2 

b) 1 e 2

c) 1 1/2 e 4 

d) 2 e 2 

e) 2 1/2 e3

CONFIRA AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES CLICANDO AQUI