No próximo domingo, dia 6 de março, os mais de 22 mil inscritos no Vestibular UEL 2022 farão a prova para concorrer às 2.509 vagas em 52 cursos de graduação. Momento muito esperado para os candidatos que têm o sonho de ingressar no ensino superior.

E faltando menos de uma semana para encararem as 50 questões de Conhecimentos Gerais mais a redação, a dica dada pelo professor do Colégio Marista de Londrina, Nilson Douglas Castilho, é manter a tranquilidade. “Neste momento, não adianta querer dar conta de tudo do que deveria ter sido feito ao longo dos últimos meses”, afirmou. “A poucos dias da prova, o momento é de descansar e relaxar, manter uma rotina adequada e cuidar da saúde, porque ainda estamos em uma pandemia”, acrescentou.

Para ele, o estudo deve ser feito de maneira pontual. “Revisões pontuais e assertivas. Devo lembrar que se estou bem em determinada disciplina, não devo investir tanto tempo a mais nela, e sim focar nas dificuldades, mas sem me desgastar”.

Na hora da prova

Castilho, que também é coordenador de Ensino Médio do Colégio Marista, diz que não há uma regra a seguir no momento em que o aluno recebe a prova e o caderno de respostas, mas sugere que os candidatos comecem pela redação. “É uma questão muito particular, porque depende de como o aluno administrou os seus estudos, mas a redação é a que demanda mais tempo e energia. Um rascunho, organizando as ideias, deixando o texto quase pronto, pode contribuir com informações para as questões objetivas”, pontuou. “Com o cansaço, pode ser que a redação não saia tão boa assim”, complementou.

Imagem ilustrativa da imagem Falta pouco: revisões pontuais e descanso são as palavras de ordem
| Foto: istock

No caso da escolha por iniciar a prova pelas questões de múltipla escolha, o professor pede para que o aluno não fique insistindo naquilo que tenha dificuldade. “Pode desestabilizá-lo emocionalmente e fazê-lo perder o foco”, alertou. “Não sabe resolver a questão? Passe para a próxima. Faça primeiro as questões que saiba calculá-las e resolvê-las tranquilamente, e depois dedique energia para o que demanda mais tempo”, disse Castilho.

Boa leitura

Perguntado sobre os principais equívocos cometidos pelos candidatos na hora de um vestibular, o professor Nilson Douglas Castilho indicou que as falhas estão relacionadas à leitura. Ou melhor, na falta dela. “Por incrível que pareça, alguns querem ganhar tempo às custas de uma má leitura. E há um problema muito grande nisso”, explicou o professor, dizendo que a famosa “passada de olho” na pergunta, sem se atentar ao comando da questão, pode comprometer o resultado final.

Outro equívoco apontado por Castilho fica por conta da chamada “mente fechada”. “Não é só conteúdo pelo conteúdo. É importante estabelecer relações com outras disciplinas, se perguntar como elas abordariam o enunciado. Toma cuidado em achar que deve sempre usar uma única fórmula. São questões multidisciplinares. É preciso ir de cabeça aberta”, finalizou.

A Prova de Conhecimentos Gerais e redação do Vestibular UEL 2022 está marcada para iniciar às 14 horas do dia 6 de março. A partir das 21 horas do mesmo dia, o gabarito provisório estará disponível no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) –www.cops.uel.br

Já o gabarito definitivo, com o resultado da prova objetiva, será publicado no dia 23. No dia 25, a COPS vai divulgar a relação dos candidatos que terão a redação corrigida. A publicação dos aprovados em 1º convocação será dia 19 de abril.

Responda às questões do Caderno 9 do Folha Vest: matemática