A suspensão das provas do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que estavam marcadas para o dia 14 de março foi motivo de queixa por boa parte dos inscritos para o exame. Embora tenha causado surpresa e revolta, o adiamento ainda sem uma nova data prevista proporcionará um prazo maior de preparação para os candidatos. Esse aumento de tempo para os estudos pode ser decisivo para a aprovação de muitos concorrentes, principalmente para os candidatos ao curso de Medicina, o mais concorrido do País.

No ranking dos vestibulares de Medicina mais disputados pelos estudantes brasileiros aparecem três renomadas instituições: Unesp (312,7 candidatos x vaga); Unicamp (278,9 candidatos x vaga) e UEL (264,6). O altíssimo índice de concorrência exige uma dose extra de preparação para os estudantes que desejam exercer a profissão de médico. "O aluno que deseja prestar vestibular para Medicina precisa agir assim que essa decisão for tomada. A preparação vai exigir o dobro de tempo de estudo em relação a quem deseja concorrer a vagas em outros cursos”, destaca Nilson Douglas Castilho, coordenador do ensino médio da rede Colégios Maristas.

Ele ressalta ainda que essa escolha exigirá muita maturidade por parte dos estudantes. “É importante estar ciente dos grandes desafios que o aluno terá pela frente e também de possíveis frustrações que podem acontecer pelo caminho. Por isso, esta decisão não deve ser tomada com base na pressão familiar ou no pelo status e dinheiro que a profissão proporcionará”, enfatiza.

Quanto à preparação para o vestibular para Medicina, Castilho orienta os candidatos a se focarem nas disciplinas em que eles têm maior dificuldade. “Isso se o vestibular tiver apenas uma fase, como excepcionalmente serão as provas da UEL neste ano. Caso o vestibular tenha duas fases, os candidatos também devem focar nas disciplinas específicas que são biologia, física e química”, detalha.

Outra prova fundamental na avaliação dele é a de Redação. “Geralmente os candidatos à Medicina têm mais facilidade com Ciências Naturais. Porém é a redação que vai ser diferencial e nesse ano terá um peso ainda maior, funcionando como uma segunda fase do vestibular. Muitos alunos acham que não precisam estudar para a redação, mas isso é um erro. A produção do texto exige estrutura de escrita e repertório. Portanto, é importante estar atento a temas da atualidade e observar o que foi cobrado nos vestibulares aplicados nos últimos anos em vestibulares de diversas instituições”, ressalta.

Apesar de exigir um tempo maior de estudos dos candidatos ao curso de Medicina, Castilho lembra da importância que as atividades de lazer têm mesmo durante o período de preparação para o vestibular. “É recomendado montar um plano de estudos de qualidade, mas também ter um tempo livre para relaxar, pois o cérebro precisa de descanso para se oxigenar. Durante as horas livres o candidato deve fazer atividades que lhe agradem e proporcionem prazer, como ler um livro que não tenha relação com os estudos, ver filmes ou praticar algum hobby”, aconselha.

Dedicação total

Imagem ilustrativa da imagem Dicas para quem vai prestar vestibular para o curso de Medicina

Desde que optou por concorrer a uma vaga no curso de Medicina da UEL, a londrinense Beatriz Percevalli tem se dedicado totalmente aos estudos. “Fiz essa escolha há dois anos, quando conclui o ensino médio no Colégio Marista. Estou ciente de que é um grande desafio e estou me dedicando ao máximo para a prova”, relata.

A jovem de 17 anos conta que tem aproveitado o período de isolamento social adotado na pandemia de Covid-19 para aplicar todas as suas energias na preparação para o vestibular. “Como não há distrações como convites para festas e outros programas, tenho mantido o foco e estudado das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 20 horas”, comenta.

O resultado de toda essa dedicação foi constatado nas provas prestadas pela estudante nos últimos meses. “Prestei quatro vestibulares para Medicina e consegui ser aprovada em um deles. Mas meu foco continua sendo as provas da UEL. Após um período de descanso de duas semanas que me permiti quando soube do adiamento do vestibular, estou pronta para voltar aos estudos pois sei que esse curso exige dedicação total aos estudos”, afirma.