Com o concurso do vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina) suspenso devido ao avanço dos casos de Covid-19 em Londrina, muitos candidatos sentem-se frustrados e desapontados por terem que replanejar o cronograma de estudos e até a logística de viagem (vestibulandos de fora da cidade). A instituição ainda não decidiu uma nova data para o concurso, mas a orientação para os estudantes é manter o equilíbrio e aproveitar o tempo extra para rever o conteúdo.

Imagem ilustrativa da imagem Como se preparar para as questões de história na prova da UEL?
| Foto: iStock

Nesta reportagem que faz parte do FOLHA Vest 2021, o jornal fala sobre o conteúdo de história do vestibular da UEL. As provas dos vestibulares da Universidade Estadual de Londrina têm um eixo muito forte em Ciências Humanas e para o professor Sérgio Cavalheiro, os temas históricos estão entre os destaques. Ele é professor de História no Colégio Marista em Londrina e dá aulas para turmas do ensino fundamental e médio.

Ao longo dos anos, ele vem acompanhando os conteúdos de história nas provas da UEL e compartilha um pouco dessa experiência para ajudar os estudantes a se preparem para o vestibular. “As questões da UEL sempre têm uma forte relação a temas históricos e têm proposto uma contextualização. Algumas são bem alinhadas, eventualmente, ao Enem e outras são mais tradicionais, mas sempre bem elaboradas, o que não deixa escapatória aos candidatos. É preciso estar com uma boa bagagem de estudo”, afirma.

O professor observa que os conteúdos de história costumam ser abordados dentro de um contexto base, com quatro afirmações. Dessa forma, o candidato precisa responder quais alternativas estão corretas. “Geralmente, esse tipo de questão traz muitos detalhes nas avaliações”, diz.

Outro ponto destacado por Cavalheiro é de que poucas questões do Vestibular da UEL abordam História do Brasil. Ele aponta uma preferência para História Geral, como Idade Média, grandes guerras, por exemplo. “É na prova específica que são abordados mais itens de História do Brasil, mas como neste ano o formato é diferente, em fase única, é imprevisível”, comenta.

HISTÓRIA DO PARANÁ

O professor Cavalheiro comenta também que os itens de história do Paraná já aparecem nas provas da UEL há um certo tempo, desde quando a Universidade passou a chamar a atenção de estudantes de diversas regiões do País. “E para favorecer a história regional o conteúdo passou a ser abordado de forma integrada com a geografia. Isto é, em um contexto histórico geográfico e interligado também com a História do Brasil”, completa.

Sobre as fontes e materiais de estudo que os estudantes podem buscar, Cavalheiro indica além das aulas gravadas e portais específicos, o livro “História do Paraná”, de Thiago Paes de Menezes. “O autor traz um texto muito bem escrito e direcionado para os estudantes que vão fazer alguns vestibulares. Esse livro traz também uma lista de exercícios no final de cada capitulo. É praticamente um livro didático”, diz, reforçando que fazer exercícios é fundamental.

Entretanto, a dica mais importante nesse período em que o concurso se aproxima, segundo o professor, é se preparar mentalmente para a prova. “O aluno deve agora revisar o material de estudo que ele construiu ao longo dos meses de preparação para a prova para relembrar pontos importantes e privilegiar os conteúdos que se tem mais dificuldade”, destaca.