O Centro Universitário Integrado realiza o webinar Agro do Futuro – Inovação e Novas Formas de Aprender. O evento virtual ao vivo acontecerá nesta quinta-feira (23), às 19h e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link http://bit.ly/40VXsXr

Neste seminário será explanado sobre o "novo perfil do profissional do agronegócio", as "exigências atuais do mercado, as principais tendências do setor" e o que o segmento espera do novo engenheiro agrônomo.

Entre os palestrantes confirmados no webinar estão Dalana de Matos, head of Learning Experience da AgTech Garage; Fábio Guerra, head Brasil e Paraguai da Syngenta Seeds e Sócio da Cumbre; Rafael Zampar, diretor de Negócios do Grupo Integrado e Jeferson Vinhas, CEO da mesma instituição.

“O mercado de trabalho para os profissionais de agronomia está passando por `mudanças significativas´, impulsionado principalmente pela evolução da tecnologia, da necessidade de aumento da produtividade e da crescente preocupação com a sustentabilidade. Por isso, o segmento espera que o novo agrônomo seja capaz de dominar tecnologias, ter conhecimentos técnicos sólidos, habilidades de gestão, visão sustentável e saber se comunicar”, explica Rafael Zampar.

Imagem ilustrativa da imagem Webinar gratuito debate como será o agrônomo do futuro
| Foto: iStock/Ipopba

Atento a essa realidade, o Centro Universitário Integrado criou a "Vertical do Agro", um ecossistema com soluções diferenciadas que ajudam a gerir a carreira do estudante desde quando ele pensa em fazer a graduação superior até depois de formado. A iniciativa se baseia em três pilares que envolvem "educação, inovação e tecnologia".

A nova matriz curricular foi estruturada em formato inédito no país, com disciplinas interligadas e complementares. Cada módulo é formado por três disciplinas, sendo que duas funcionam como base para a aplicação dos conhecimentos a uma terceira. Em setembro de 2022, o Integrado iniciou uma parceria com o AgTech Garage, hub de inovação aberta do agronegócio da América Latina e um dos maiores do mundo, e se tornou a primeira instituição de ensino superior do Brasil a ter parceria.

A conexão entre a academia e o mercado permitirá aos estudantes do agro uma formação técnica, prática, multidisciplinar, diferenciada e a interação com mais de 80 empresas do segmento, informa a instituição de ensino

Agronomia semipresencial

O Integrado também disponibiliza o curso de *Agronomia na metodologia semipresencial*, reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação. Dessa forma, os calouros têm mais uma opção para estudar com flexibilidade de horários, no conforto de suas residências ou entre uma pausa e outra no trabalho, de acordo com a organização de seu tempo e com a experiência da sala de aula. No curso de agronomia, o campus é instalado dentro de uma fazenda experimental própria com 100 hectares. As aulas presenciais vão acontecer desde o primeiro semestre e serão realizadas uma vez por mês, o dia todo aos sábados.

“Os conhecimentos agronômicos podem ser desenvolvidos a partir de um bom material online em plataformas EAD, bem como em encontros presenciais. Por isso, além da metodologia presencial de entrega de cursos de graduação, hoje temos também a oportunidade de aprender agronomia em uma metodologia semipresencial”, destaca o diretor de Negócios do Grupo Integrado.

Zampar ressalta que o campo de atuação para os novos agrônomos é amplo e que os futuros profissionais poderão atuar em diversas áreas como na indústria alimentícia, no setor de bioenergia, na área de biotecnologia, entre outros.

Serviço

O webinar Agro do Futuro – Inovação e Novas Formas de Aprender será apresentado nesta quinta-feira (23), às 19h, de forma gratuita. Inscrição pelo link http://bit.ly/40VXsXr

(Com assessoria de imprensa do Integrado)