Vazio sanitário para a soja já está em vigor
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Reportagem Local 
O plantio e manuseio da soja está proibido em todo o Estado desde o dia 15 deste mês até o dia 15 de setembro. É o período do vazio sanitário da soja que volta a ser instituído pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A medida visa evitar a proliferação da ferrugem asiática nas lavouras de soja e garantir a qualidade do grão produzido no Estado.
O vazio sanitário da soja foi estabelecido no Estado pela primeira vez no ano passado na safra 2007/08. Conforme acompanhamento do Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis), os resultados estão sendo positivos. O vazio é uma medida preventiva recomendada pela pesquisa, que orienta a eliminação do hospedeiro para se eliminar o fungo. A ferrugem asiática provoca a queda das folhas e prejudica a formação dos grãos, diminuindo drasticamente a produtividade das plantas. A doença entrou no Brasil e no Paraná no final da safra de verão 2000/2001.
Na safra 08/09 foram encontrados apenas três focos em dezembro e 132 em janeiro. O resultado é inferior ao mesmo período do ano passado, quando foram constatados 24 focos em dezembro de 2007 e 330 casos em janeiro de 2008. De acordo com a engenheira agrônoma do Defis, Maria Celeste Marcondes, o levantamento mostra que os produtores seguiram as recomendações para eliminar as plantas verdes e colheram a safrinha de soja antes de iniciar o período do vazio.
A resolução da Secretaria determina a fiscalização sobre todos os agentes da cadeia produtiva como o plantio, transporte, armazenagem, industrialização e a comercialização da produção de soja. Também não pode haver nenhum plantio de soja nesse período. Até mesmo as plantas voluntárias que nascem em beiras de estradas, caminhos e ferrovias, devem ser eliminadas, determina a resolução. Os produtores que não respeitarem o período do vazio sanitário estão sujeitos a penalidades que podem chegar até a restrição de crédito rural e interdição da propriedade.
Este ano a safrinha de soja já foi plantada, entre os meses de fevereiro e março, e ocupa uma área de 63.079 hectares, superior a do ano passado quando ocupou 47.772 hectares no mesmo período. Segundo o engenheiro agrônomo Otmar Hubner, do Departamento de Economia Rural (Deral), a soja safrinha ocupa uma área considerada insignificante para a produção estadual.


