Valor de pedágio afeta lucratividade agrícola
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 22 de março de 2002
Reportagem Local 
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e a Federação da Agricultura do Paraná (Faep) entregaram durante a semana ao secretário de Transportes do Paraná, Wilson Justus Soares, um estudo sobre o impacto do pedágio no transporte de grãos no Estado. O objetivo das entidades é estudar alternativas para reduzir o peso do pedágio sobre alguns produtos agrícolas.
De acordo com o estudo, desenvolvido pela Ocepar, os valores de pedágio nas rodovias ameaçam algumas atividades da agropecuária paranaense, como a exportação de milho e a correção de solos com calcário. Exemplo é o custo do pedágio para uma carga de milho entre Foz do Iguaçu e o Porto de Paranaguá que hoje equivale a 9,28% do custo de produção do grão. No caso do calcário um frete de um caminhão entre Almirante Tamadaré e Cascavel, por exemplo, representa 40,95% do valor do produto transportado.
Além do milho e do calcário, o estudo aponta outros problemas causados pelos valores incidentes sobre o transporte regional de mercadorias agrícolas, como insumos, animais vivos e leite, para regiões onde há uma praça de pedágio, tirando a competitividade desses produtos.


