Túnel do Tempo -

Uma radiografia da lavoura cafeeira


26 de maio de 1979

Uma radiografia da lavoura cafeeira
Gustavo Carneiro/Reprodução
 




Dentro do Programa Operativo Pesquisa/Ater, realizou-se terça-feira, o “Dia de Campo” na cultura do café, com a participação do Instituto Agronômico do Paraná, Acarpa, Apepa, cooperativas e IBC. Participaram 40 técnicos ao todo, pertencentes a diversas regiões cafeeiras do Paraná. 


Foram feiras visitas a três propriedades: média, grande e pequena, onde os técnicos verificaram o estágio da lavoura, conversaram muito com seus proprietários e, a partir daí, levantaram uma série de problemas, debatidos na última quarta-feira durante uma reunião plenária que durou das 16 às 21 horas, no auditório do Instituto Agronômico do Paraná. Antes da plenária, os participantes foram divididos em cinco grupos durante todo o período da manhã. Em grupos eles discutiram problemas das áreas de sementes, nematóides, pragas, doenças fertilidade do solo e adubação.


Durante as reuniões, em separado, eram levantadas dúvidas sobre diferentes problemas. Depois de formuladas as perguntas eram apresentadas em plenário. Para cada assunto, um técnico do Instituto Agronômico respondia o que os extensionistas pretendiam saber. Os demais participantes, mesmo não pertencendo a instituição de pesquisa colaboravam apresentando alguma experiência sobre o problema.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Continue lendo