UM DEDO DE PROSA
Já reparou? Vira e mexe surge uma notícia de que o Brasil vai ampliar sua área de plantio e terá uma safra gigante. Serão grandes safras de soja e milho. Este ano a onda começou cedo. A safra anterior não foi boa, então supõe-se que a próxima trará resultados compensadores. Esta tal próxima safra, às vezes não está nem plantada. A previsão exageradamente otimista se baseia apenas em previsões supositórias. Alguém falou com São Pedro, por exemplo, para saber se o tempo vai ajudar? Eles - esse pessoal do governo - fazem suas suposições e o produtor arca com as consequências. Não é de hoje que acontece isso. Só para injetar otimismo. Mas é tudo falso. Tudo mentira. A grandiosidade da safra pode até se confirmar.
E todos confiam em Deus que grandes colheitas venham a vingar sempre. Tal excesso de otimismo só serve para as multinacionais (e as próprias cooperativas, que revendem seus insumos) se beneficiarem. Por conta desse fogo de palha, os fatores de produção, insumos e equipamentos, sobem de preço por antecedência. Vamos inverter as coisas? Sempre que você ouve falar que haverá uma superprodução, reduza seus custo de produção. Por dois motivos. O primeiro é óbvio: mais oferta, menos preço. A lei da oferta e procura é um desastre comercial para o produtor. O segundo motivo tem a ver com o primeiro: se o preço vai cair - por causa de muita oferta - então o custo tem que ser menor. Ninguém está incentivando o abandono da tecnologia. Tecnologia é tudo. Mas, então, aprecie com moderação. E cuidado com o que você vê na televisão - a notícia espetacularizada. Tevê é o veículo escolhido pelo governo para mentir mais facilmente.
Até sábado.
H. Ramos Bezerra
A prosa de hoje foi um alerta contra as mentiras que contam para você pela telinha. Desliga um pouco essa coisa, vai jogar bocha ou aproveita e leva a patroa à missa e ao shopping da cidade mais próxiam. Lá você gasta se quiser.





