Na tarde da última terça-feira, dia 10, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) iniciou a 17ª Semana Acadêmica de Zootecnia e recebeu o diretor da JBS, José Antonio Ribas, em uma palestra sobre os impactos de uma possível pandemia de gripe aviária.

No dia 15 de maio, foi confirmado o primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no país. O vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) foi identificado em uma granja no estado do Rio Grande do Sul, no município de Montenegro. O vírus já circulava pelo Brasil desde 2023, mas somente agora infectou uma granja comercial.

Até 23 de maio, um total de 8.747 aves haviam sido eliminadas na área específica onde foi confirmado o foco da gripe aviária. Dessas aves, 7.389 apresentavam sintomas da doença. Outras 1.358 foram eliminadas posteriormente, como medida de precaução.

Em entrevista à FOLHA, José Antonio Ribas, atual diretor da JBS no Rio Grande do Sul, apontou que o risco de contaminação em humanos é baixo: “É um contágio muito de espécie para espécie, de ave para ave. Transita em outras espécies, mas transita de uma forma sem causar muitos danos. Então, eu diria que o consumo de proteína está absolutamente protegido”.

Atualmente, o Rio Grande do Sul passa por um processo de "vazio sanitário", que prevê 28 dias para a erradicação total da doença na região, o que ocorrerá em 19 de junho, caso nenhum novo caso seja confirmado.

Segundo a Fecomércio do Paraná, o comércio de carne de frango e aves para outros países teve uma redução de 20,9% em maio, indicando um possível impacto da gripe aviária no país. O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, e a suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil abrangia 47 países.

O vírus aviário circula pelo mundo todo desde 2006. Ribas afirma que a contaminação no Brasil era inevitável: “A gente vai aprender a conviver, assim como aprendemos a conviver com outros vírus na humanidade. Precisamos ter todas as contenções possíveis para que o vírus não se torne mais relevante que a produção. Mas era inevitável, como foi inevitável na América do Norte, como foi na Ásia e na Europa”.

mockup