Trigo promete bons lucros
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 26 de março de 2004
Reportagem Local 
O agricultor deve plantar trigo e investir em tecnologia porque o preço será compensador. Na hora de escolher as variedades, o produtor deve levar em consideração a expectativa de preços e optar por cultivares cuja classificação tenha preços mais valorizados.
A opinião é do empresário Ywao Miyamoto, diretor da Área de Sementes de Trigo da Associação Brasileira de Sementes e Mudas. Em 2003, o Brasil exportou 1,2 milhão de t, cerca de 20% da produção, número que deverá aumentar em 2004.
As chances do trigo deixar boa remuneração para o produtor são muitas este ano. Miyamoto enumera algumas: o mercado internacional está valorizado em função de estoques mais baixos, o trigo brasileiro já formou uma imagem positiva junto a vários países compradores.
O preço do trigo deve disparar no mercado internacional e no mercado interno, segundo Miyamoto. Analistas estavam apontando U$ 500,00/tonelada para agosto, mas isto já está acontecendo, observou o empresário. Em pouco mais de uma semana o preço do trigo aumentou 13%, antecipando as previsões dos técnicos, observa.
A evolução do preço vai ficar mais clara à medida que as indústrias entram comprando, o que não estava acontecendo com velocidade. A tendência é um mercado comprador, o que estimula a opção pelo trigo no mês de abril que concentra maior densidade de semeadura.
O trigo, no mundo, está se consolidando como a opção econômica mais importante no inverno, informa o empresário. Outro ponto importante a contribuir para estímulo à produção: o Brasil tem as melhores qualidades de grão, superando o argentino. Com isso, ganha prestígio no mercado externo e se consolida como exportador do grão, além de ter um amplo mercado interno. Agora o mercado internacional viu que o trigo brasileiro tem qualidade, disse Ywao Miyamoto, esta semana, na Redação da Folha Rural.
O Brasil estreou bem no mercado internacional ano passado, apresentando um produto de boa qualidade. Miyamoto afirma que os produtores são profissionais e contam com um bom nível tecnológico resultado do conhecimento acumulado nos últimos 20 anos.


