TEDÊNCIAS



Vai melhorar...
As perspectivas são boas também para o setor de carnes. Até o setor de suínos deve passar incólume no ano, apesar da gripe originada na América do Norte. Com isso, os preços do milho vão se valorizar, devido à demanda interna, à alta nas exportações - que podem chegar a 9 milhões de toneladas - e a problemas climáticos na safrinha. A análise é de André Pessoa, da Agroconsult.



Longo caminho
Os R$ 10 bilhões liberados pelo governo para a agroindústria ainda não chegaram à ponta tomadora. A constatação é do próprio ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Os ministérios envolvidos buscam soluções, mas essa chegada ainda pode demorar algumas semanas, segundo ele.

Turma do álcool
Para Luis Carlos Guedes Pinto, do BB, há alguns obstáculos a serem ultrapassados, principalmente devido às rígidas normas do Banco Central. O BB, no entanto, já está adiantando recursos próprios à espera dessa solução. Guedes diz que o banco já repassou R$ 250 milhões às usinas para a formação de estoques de álcool.

Otimistas
As perspectivas para o agronegócio brasileiro são melhores do que se imaginava há alguns meses. Foi o consenso a que chegaram vários analistas, nesta última semana, em seminário sobre o agronegócio promovido pela BM&F e pelo Ministério da Agricultura, em São Paulo. Até o crédito, o calcanhar de aquiles do setor, está melhorando, segundo eles.

Fonte: Folhapress

mockup