Leilão de Suínos na ExpoLondrina 2009
Hoje é o penúltimo dia da ExpoLondrina, no Parque Ney Braga e o 28º Leilão Raças Puras de Suínos, às 14h00, promete movimentar a agenda de criadores de suínos e curiosos. Landrace, Large White, Pietrain, Durok e outras raças resultantes de cruzamentos são os principais nomes que estarão expostos no Pavilhão Pedro Nezello. Os animais são provenientes das granjas Samollé, de Marechal Cândido Rondon, e Peru, de Arapongas, além da granja Bagdá, de Concórdia em Santa Catarina.

Suíno com preço em alta
O preço do suíno voltou a subir nesta semana nos frigoríficos de São Paulo (preços usados como termômetro do mercado nacional). Na média, o valor do animal ficou em R$ 44,80. Em algumas praças, o preço já chega a R$ 46. A expectativa de retomada dos negócios com a Rússia impulsionou os preços. Em 30 dias, a carne acumula alta de 16,7%.



De olho na crise
O Congresso instalou nesta última semana a comissão de monitoramento da crise da indústria de carne bovina. Com críticas ''à lentidão do Ministério da Fazenda'', a intenção é convocar uma reunião para a próxima semana.

Crédito para exportações
Para Péricles Salazar, presidente da Abrafrigo (de pequenos e médios frigoríficos), é preciso acabar com ''a distorção do PIS/Cofins'' - via desoneração total desse pagamento para o setor e a liberação de créditos no caso das exportações.

Fontes: Reportagem Local e Folhapress

mockup