Tendência de tercerização
Os pesquisadores da área de engenharia agrícola do Iapar acreditam que a tendência na mecanização agrícola no Paraná é alugar ou contratar uma empresa para fazer o serviço. ‘‘Esta situação já é real na operação de colheita, porque o preço de uma colheitadeira é praticamente inacessível à maioria dos produtores’’, explica Ruy Casão.
No Paraná, pela estrutura de suas pequenas e médias propriedades, é viável formas de associações e cooperativas de mecanização. Na análise dos pesquisadores, num médio prazo a terceirização seria favorável ao produtor, pela prestação de serviço especializado por parte destas empresas e pela redução do custo de operação.
Só que a realidade hoje, alerta Ruy, é que alguns prestadores deste tipo de serviço ainda não estão fazendo um bom trabalho. ‘‘Como são mudanças recentes, quem aluga faz o serviço de qualquer jeito, da maneira mais rápida e sem muita qualidade. Por outro lado, o produtor que contrata o serviço não exige e não acompanha o trabalho, muitas vezes até por falta de conhecimento de como deve ser feito’’, explica.
‘‘O produtor de cereais no Paraná, para competir com os produtores do Centro-Oeste do País, tem que agregar valor a sua produção, e para isto precisam de tempo disponível para outras atividades. A terceirização da mecanização pode deixar o produtor mais disponível para outros serviços’’, finaliza Ruy. (C.C.)

mockup