Tecnologia e muitas curiosidades da soja
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de abril de 2003
Reportagem Local 
Quem visitar o estande da Embrapa, no Pavilhão Internacional da Ruraltech, durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, vai conhecer um dos principais produtos agrícola brasileiro, a soja. Foram montados painéis para mostrar os saltos de produção, via produtividade das lavouras, que levaram o Brasil à condição de segundo produtor mundial do grão.
Um dos destaques será a versatilidade da soja. O grão é usado na confecção de tintas para jornais, pois não suja as mãos, como conservante de produtos enlatados, além de enriquecer inúmeros produtos alimentícios como os chocolates, informa a Assessoria de Comunicação.
Outra curiosidade que a Embrapa Soja, empresa vinculada ao Ministério da
Agricultura mostra durante a Expo Londrina são as etapas de produção do óleo de soja e o farelo de soja, produto usado na alimentação animal. O estande contará ainda com uma livraria para comercializar as publicações mais recentes da Empresa, como os livros ''Cadeias Produtivas: roteiro para o estudo de sistemas agroalimentares'' e ''Soja e Diabetes''.
A Embrapa Soja também estará presente no estande do Ministério da Agricultura onde apresenta um novo método de diagnóstico nutricional da Soja. O Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) foi elaborado a partir de um banco de dados com 2400 amostras de cinco regiões representativas do Paraná. O software utiliza informações sobre produtividade e análise foliar da soja para emitir resultados quanto a deficiências ou os excessos dos macro e micronutrientes, indispensáveis para o equilíbrio nutricional das plantas. Além da apresentação do Dris, a Empresa também estará promovendo degustação de produtos de soja. Durante a semana, as delícias da soja podem ser consumidas em sessões diárias às 20 horas, aos sábados e domingos, às 15h e às 20h.


