SUA MAJESTADE A PLANTA
O nome científico pode até soar estranho Jacaranda cuspidifolia, mas a árvore que na primavera deixa as ruas bastante coloridas com suas flores cor-de-rosa ou roxa também pode ser reconhecida por nomes mais populares como pau-de-colher, jacarandá-branco, caroba, jacarandá-de-minas, mulher-pobre, entre outros. Altas e frondosas, sua altura pode variar de 5 a 10 metros, com tronco de 30 a 40 centímetros.
São muito comuns nas regiões de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Paraná. Em Londrina, por exemplo, a planta, exótica, pode ser vista, completamente florida, em várias pontos da rua Goiás, região Central. Quem quiser apreciar a beleza da Jacarandá agora é o momento: a árvore começa a florescer a partir do mês de setembro e prolonga-se até o final de outubro.
Com uma madeira tipicamente leve e própria para marcenaria, tem bastante durabilidade quando em ambientes secos. A árvore é extremamente ornamental, principalmente quando em flor; pode ser empregada com sucesso no paisagismo em geral.
Quando à sua produção, a orientação é para que os frutos sejam colhidos diretamente da árvore quando iniciarem sua abertura espontânea. Em seguida devem ser levados ao sol para completarem a abertura e liberação das sementes, que devem ser colocadas para germinação logo após a colheita em canteiros semi-sombreados, cobertas com substrato peneirado e irrigadas delicadamente duas vezes ao dia.





