Mesmo ainda sem ter um mercado consolidado no comércio de créditos de carbono, o governo federal já trabalha em prol do controle de emissões por meio da captura de CO2. De acordo com Erich Shaitza, pesquisador da Embrapa Floresta e responsável pela condução do programa de manejo de solos e água em microbacias da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) o programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) foi uma estratégia positiva em termos de redução de emissões.
O Paraná, na opinião do especialista, serve de exemplo no que se refere à produção sustentável. ''Um exemplo disso é a implantação de quase 100% da área plantada no Estado pelo sistema de plantio direto'', ressalta. Além disso, o Estado pode ser considerado um dos grandes desenvolvimentistas do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.
A produção sustentável, completa Shaitza, gera retorno direto e indireto para o produtor. ''Quem cultiva nos moldes do programa ABC, por exemplo, tem redução de juros em empréstimos realizados por meio do Banco do Brasil'', afirma. As boas práticas de produção, afirma o especialista, garante a entrada dos produtos brasileiros nos mercados mais exigentes. ''Alguns mercados internacionais, por exemplo, não aceita mercadorias sem procedência'', atesta. (R.M.)

mockup