A Embrapa Soja foi fundada em 1975 com objetivo de desenvolver tecnologias para produção de soja no Brasil. Em 28 anos foram desenvolvidas cerca de 180 cultivares, adaptadas aos diferentes ecossistemas brasileiros, permitindo o cultivo em todo o território brasileiro.

Em 1989 a instituição passou a pesquisar o girassol. O cultivo do grão era restrito a algumas áreas do País. As tecnologias específicas para a cultura como, a adaptação da colhedora de milho para o girassol, e o desenvolvimento de cultivares adaptadas conquistaram produtores principalmente do Centro-Oeste. O interesse das indústrias de óleos fez com que a área plantada com girassol saltasse de 22 mil ha, em 1998, para 100 mil/ha atualmente.

O trigo é outra cultura que vem sendo pesquisada desde 1993, com objetivo de desenvolver cultivares adaptadas ao Paraná, com bom comportamento agronômico e qualidade industrial. Esse trabalho é desenvolvido em parceria com a Embrapa Trigo, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Fundação Meridional.

mockup