Sindileite-PR celebra 87 anos com livro
PUBLICAÇÃO
sábado, 25 de maio de 2019
Reportagem local 
Fundado em 22 de maio de 1932, o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite-PR) comemorou 87 anos nesta semana. Para marcar a trajetória de sucesso, a entidade lançou o livro “Sindileite Paraná – 87 anos de história: na defesa dos interessesdo setor leiteiro paranaense”. A obra conta com o apoio da Federação Faep, Sistema Ocepar, Sistema Fiep e BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
De autoria do jornalista Samuel Milléo Filho, a publicação com 260 páginas inicia pela história do leite, desde as civilizações mais antigas e passa pela chegada dos imigrantes alemães menonitas na capital paranaense. “Famílias que se instalaram nos bairros do Boqueirão e Xaxim e dedicaram toda uma vida na vocação de produzir leite e distribuir diretamente nas casas dos curitibanos. Um profundo estudo de pesquisa mostra com fotos da época o quanto Curitiba foi uma cidade rural até o início da década de 1960.
Nas pesquisas levantadas foi possível constatar que no mesmo ano que o Sindileite Paraná foi fundado, 1932, Curitiba tinha no cadastro municipal 1.029 carroças de 2 rodas com mola, 297 sem molas, 112 carroças de condução, 1.100 carroças de quatro rodas coloniais, totalizando 2.538 veículos de tração animal, contra apenas 933 automóveis e 30 motocicletas”, descreve Milléo.
Para o presidente do Sindileite-PR, Marco Antônio Gallassini da Silva, “é importante deixar este registro em um livro sobre as lutas e conquistas. É uma referência para as futuras gerações. Histórias de pioneiros que também contribuíram para uma importante conquista para o setor: ter um órgão representativo e voltado aos interesses dos leiteiros particulares no passado e, hoje, em defesa de toda a cadeia, do produtor à indústria e consumo”, destacou.


