O Senar-PR promove treinamentos sob medida para produtores rurais no Estado. Somente neste ano, a entidade já realizou 33 eventos personalizados, entre cursos, oficinas e palestras.

Evelyn  Limper Pfann fez curso de orquídeas que resultou na formação da Associação dos Orquidófilos de Guarapuava
Evelyn Limper Pfann fez curso de orquídeas que resultou na formação da Associação dos Orquidófilos de Guarapuava | Foto: Arquivo Pessoal

Os temas são diversos, como pitaia, noz-pecã, queijo, allho, mandioca de mesa, orquídeas, filetagem de peixe, produção de queijo, reparos de equipamentos para facilitar tecnologia embarcada, entre outros.

“Quando um grupo de produtores, por meio dos sindicatos rurais, procura um curso que ainda não está em nosso catálogo, isso mostra a diversificação do setor e a preocupação em produzir com excelência. O papel do Sistema Faep/Senar-PR é colaborar com o desenvolvimento do setor agropecuário. Nesse sentido, o conhecimento técnico é fundamental”, observa o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette.

Débora Grimm, diretora técnica do Sistema Faep/Senar-PR, explica que a realização de cursos personalizados foi intensificada nos últimos dois anos.

“Há regiões com aptidão para determinada cultura ou atividade, sempre surgindo possibilidades de novos negócios. Por meio dos cursos, o produtor tem um instrumento de capacitação na mão para melhorar a sua condição, o seu trabalho e, com isso, os bons resultados aparecem”, destaca.

O papel do Senar é levar, a diferentes regiões do Estado, especialistas que vão auxiliar na consolidação de determinada atividade. “Levamos profissionais que atendam às expectativas e respondam aos questionamentos dos produtores” acrescenta a diretora. A carga horária dos cursos é variável conforme o tema.

ADESÃO

Nos últimos três anos, o Sindicato Rural de Guarapuava já encomendou 14 cursos sob medida para os seus associados. Ao todo, 338 produtores rurais e colaboradores já participaram. Os temas abordados foram diversos, como noz-pecã, orquídea, segurança no trabalho, alguns aspectos da agricultura de precisão, entre outros.

“As demandas são captadas mensalmente entre os nossos associados para fazermos as solicitações das turmas”, explica Mery Ribas, mobilizadora de treinamentos do sindicato.

O presidente da entidade, Rodolpho Werneck Botelho, acrescenta que os cursos têm atendido demandas importantes trazidas pelos produtores rurais, além de seus familiares e colaboradores.

“Procuramos atender nossos associados com demandas pontuais sobre determinados assuntos. São cursos que abordam temas diversos, como normas de segurança, agricultura de precisão, entre outros”, listou.

ORQUÍDEAS

A produtora rural Evelyn Limper Pfann fez, em novembro de 2019, um curso sobre orquídeas, requisitado pelo Sindicato Rural de Guarapuava. “Aprendi muito com esse curso, pois a primeira queixa da maioria das pessoas que fizeram era não saber cultivar as orquídeas, pois elas acabavam sempre morrendo.”

Evelyn aprendeu sobre os tipos de orquídeas, vários aspectos de cultivo, tipos diferentes de exigências nutricionais, luminosidade, ventilação e hidratação ideais, além de prevenção e cuidados com pragas e doenças.

“A alternância entre aulas teóricas e práticas ajudou muito na fixação do conteúdo. Esse curso ajudou muitas pessoas a ter o próprio negócio e obter uma renda com a produção de orquídeas.”

Outro grande fruto do curso foi a formação da Associação de Orquidófilos de Guarapuava, entidade que já completou três anos. “Em agosto realizamos nossa primeira exposição, com a participação de orquidários de diversas cidades”, concluiu Evelyn.

SERVIÇO

Para um curso sob demanda ser realizado, é preciso que haja um número mínimo de interessados, a partir de 10 participantes. Mesmo com formato personalizado, não há custo para os inscritos.

O primeiro passo para requisitar um curso é procurar o Sindicato Rural. Caso não haja essa entidade representativa no município, a orientação é que o produtor rural faça contato com a prefeitura.

Produtores e trabalhadores rurais também podem consultar as capacitações de rotina disponíveis no site sistemafaep.org.br/cursos. Ao todo, são mais de 250 cursos disponíveis.