Safra reduzida também no verão
A área do milho da safra normal (verão) também deverá ser menor este ano. O elevado preço da soja faz com que a oleoginosa seja mais rentável do que o milho, devendo ocupar mais espaço na safra. Segundo o pesquisador do Iapar, Antônio Carlos Gerage, há muita especulação sobre a redução do milho em favor da soja. A procura por sementes, forte indicativo de como será a safra, por enquanto, tem sido pequena, segundo os fabricantes do setor. Ainda é cedo, já que a maioria dos produtores toma a decisão de plantio em cima da hora.
A tendência de cultivo do milho para safra de verão é de uma área de 300 a 500 mil hectares (ha) menor do que a do ano passado, quando no Paraná foram plantados 1 milhão e 870 mil ha. Há previsões ainda mais pessimistas, mas não acredito numa redução tão grande. Historicamente a oscilação é de 5%. E esta redução não se dá somente no Paraná. No Centro-Oeste, por exemplo, também há previsão de área menor em função de aumento do plantio de soja.
AbastecimentoSe confirmada a redução, o Estado e o País terão problemas no abastecimento. Em 96 o Brasil somou produção de 37 milhões de toneladas (t) de milho. Este ano a expectativa é de uma produçãoa de 33,5 milhões de toneladas, com uma previsão de consumo de 39 milhões de toneladas. A redução de cultivo, embora negativa para o Estado e até para o o País, pode ser um ponto positivo para aquele agricultor que souber conduzir sua lavoura e produzir com qualidade.(C.B.)





