Roteiro dos Imigrantes é destaque no PR
Em 2001, um projeto elaborado pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), em parceria com Organização dos Cooperativas do Brasil (OCB), capacitou técnicos em turismo rural de 10 estados brasileiros. Segundo Márcio de Siqueira, vice-presidente da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur), a iniciativa paranaense foi a única que vingou. ''O apoio de seis cooperativas do Estado foi crucial para o sucesso do projeto'', recorda.
A partir do treinamento, os técnicos da Cooptur desenvolveram um roteiro com base na tradição e produção das cooperativas associadas. As rotas estão diretamente ligadas à imigração. A rota eslavo-germânica, por exemplo, integra a Colônia Witmarsum, em Palmeira, a colônia ucraniana de Prudentópolis e a Colônia Entre Rios, em Guarapuava.
Siqueira ressalta ainda a rota holandesa das cidades de Carambeí, Castro e Arapoti. ''A idéia é explorar as pequenas propriedades. Criar alternativas para agregar valor aos produtos da comunidade'', explica. ''Queremos divulgar destinos pouco conhecidos dos paranaenses e primar pela qualidade de atendimento, oferecendo uma hospitalidade diferenciada'', completa. (M.G.)
Serviço Para obter mais informações sobre como implementar o turismo rural na propriedade, procure a Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur) pelo telefone (41) 3353-6267 ou e-mail: [email protected].





