Já estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio Brasileiro sobre Cruzamentos de Bovinos de Corte, a ser realizado nos dias 20 e 21 deste mês no Centro de Difusão de Tecnologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina.
Segundo Daniel Perotto, pesquisador do Iapar e da comissão organizadora do evento, os cruzamentos são amplamente empregados no melhoramento de bovinos de corte em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália. Entretanto, há limitações de ordem prática e técnica que impedem ou reduzem a efetividade dessa prática de melhoramento animal.
No Brasil, de acordo com o pesquisador, a adoção dos chamados cruzamentos industrias vem crescendo muito nos últimos anos, mas o desconhecimento das aptidões biológicas das raças e de fatores como a compatibilização entre os recursos raciais e o ambiente podem comprometer o sucesso dos mesmos.
A discussão dos aspectos que devem ser levados em conta para o sucesso do uso dos cruzamentos na pecuária de corte será abordada no simpósio pelo pesquisador Kepler Euclides Filho, atual chefe da Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande (MS).
Outro tema será o uso de raças compostas ou sintéticas, abordado pelo pesquisador Pedro Franklin Barbosa, da Embrapa Sudeste de São Carlos (SP). Franklin vem trabalhando há mais de 20 anos com o canchim, a primeira raça sintética de corte desenvolvida no Brasil.
O pesquisador Daniel Perotto destaca que a exploração dos sintéticos ou compostos podem substituir os cruzamentos sistemáticos, com as mesmas vantagens, em situações onde o ambiente não permite a plena implementação e operacionalização dos sistemas de cruzamentos.
Além das palestras abordando temas de interesse dos cruzamentos, a serem proferidas por conferencistas convidados da Embrapa e de outras instituições, o simpósio tem objetivo de apresentar à comunidade os resultados das pesquisas em cruzamentos de gado de corte que o Iapar realizando em Ponta Grossa e em Paranavaí, desde 1980.
Outras informações sobre o evento podem ser conseguidas no site do Iapar:
www.iapar.br.

mockup