Uma das principais atrações do BelaSafra deste ano foi a presença do produtor americano Kip Cullers que, na última safra, alcançou o recorde mundial em produtividade. O produtor colheu 176 sacas por hectare de soja e 384 sacas de milho. O segredo para a conquista desse índice, explica Cullers, é extrair o máximo possível do potencial genético da semente.
Outro fator, revela ele, é diminuir o estresse das plantas porque isso diminui seu potencial produtivo. Segundo ele, uma planta bem nutrida, sem incidências de pragas ou doenças e com a devida quantidade de água, pode atingir o máximo do potencial que as novas tecnologias permitem. Ele garante que, se todas as regras forem obedecidas, a alta tecnologia permite produzir até 1.643 sacas por hectare de soja. Mesmo ainda longe desse índice, Cullers é considerado referência no que diz respeito a produtividade.
Ao todo, o produtor já possui três recordes mundiais de produtividade. Para conquistar esses resultados, o agricultor contou com o apoio da Pionner que, durante a BelaSafra, lançou dois novos híbridos superprecoces para a cultura do milho.
Por causa de suas experiências em campo, o produtor lançou uma linha de adubos foliares que está trazendo agora para o Brasil. Com fábrica instalada em Cravinhos (SP), o produtor visitou a BelaSafra com objetivo de apresentar essas novas tecnologias em adubação aos produtores paranaenses. No Centro-Oeste, onde a empresa do produtor iniciou os experimentos, já se fala em um incremento de 10 sacas por hectare.
Variedades
A Pioneer aproveitou o BelaSafra 2012 para lançar duas variedades híbridas de milho superprecoces, a 3431H e a 3161H. José Roberto Tieppo, representante comercial da empresa na unidade de Sertanópolis, afirma que essas novas cultivares podem evitar possíveis perdas com as geadas, já que possui um ciclo mais curto em relação às demais.
Além disso, explica ele, o mercado está cada vez mais demandando novas variedades de milho. ''Isso porque a cultura está entrando no calendário de safra, deixando de ser apenas uma opção'', avalia. Até o momento, o carro chefe da empresa é a variedade 30S31H. Essa tecnologia, acrescenta Tieppo, possui um excelente potencial produtivo, boa caixa de produção e estabilidade.(R.M.)

mockup