Foi de uma propriedade em Santana do Itararé, município com pouco mais de 5 mil habitantes localizado na região nordeste do Paraná, que saiu o único queijo paranaense premiado na 6ª edição do Mundial do Queijo de Tours, na França, um dos principais concursos de queijos do mundo.

Realizado de dois em dois anos, o concurso premiou neste ano 81 brasileiros, entre as mais de 900 medalhas anunciadas pela organização. Na edição anterior, em 2021, foram 57 medalhas para os produtores do Brasil.

O produtor Leomar Melo Martins, do Sítio Aliança, comemora a conquista da medalha de bronze na competição deste ano. Ele concorreu com o queijo maná safrás, um produto autoral que foi criado há cerca de um ano, sendo testado desde então até encontrar o melhor equilíbrio.

Segundo ele, o prêmio recentemente conquistado na França traz uma série de benefícios. “Primeiro traz o aumento da nossa responsabilidade. Segundo que o Norte Pioneiro, nossa cidade Santana do Itararé e nossa queijaria ficaram conhecidos no cenário internacional de queijos de qualidade. Essa conquista fez a procura pelos nossos queijos aumentar demais”, pontua.




O QUEIJO

O queijo premiado maná safrás é feito com leite de vacas da raça Jersey, de altíssima qualidade, e conta com sassafrás em sua composição, maturando em câmara fria por no mínimo 30 dias.

“Sassafrás é uma folha comum de ser usada no chimarrão, tem uma leve ardência, parecida com cravo. E dá um toque de rusticidade e beleza ao queijo, com sabor refrescante e ligeiramente adocicado”, descreve.

Hoje o queijo premiado é comercializado somente na queijaria da família produtora. “Por ser artesanal, é preciso fazer encomendas para posteriormente ser feita a entrega”, explica.

Leomar acrescenta que o queijo maná safrás é perfeito para degustar como um prato de entrada, podendo ser harmonizado com espumantes, vinhos e geleias.


BOAS PRÁTICAS

Sobre alcançar uma premiação em um dos principais concursos do mundo, o produtor acredita que as boas práticas de produção são responsáveis pelo sucesso.

“Essas boas práticas vão desde a produção do leite até o produto acabado. Eu viro este queijo todos os dias para que ele tenha uma maturação uniforme. Por outro lado, sua cobertura com fungos dá um toque de rusticidade”, descreve.

Esta não foi a primeira vez que o queijo do Sítio Aliança foi premiado no concurso mundial. “Em 2021, também fomos os únicos paranaenses a conquistar uma medalha. Ganhamos prata com o queijo maná concafé, que tem café em sua composição”, relembra.


PRODUÇÃO

O produtor e a sua família (esposa Marisa e os filhos Daniela e Lucas) produzem algumas variedades de queijo, como meia cura, cremoso, frescal e um queijo mais curado.

Vários deles já receberam prêmios nacionais – o frescal foi ouro no Prêmio Queijos do Paraná e o mais curado conquistou medalha Super Ouro no mesmo concurso, este em parceria com a Queijaria Bela Vista, de Ribeirão Claro (PR).

A queijaria faz parte hoje da Rota do Queijo Paranaense, sendo que em breve será aberta para visitas de turistas com agendamento. A queijaria conta com duas inspeções (SIM Municipal e Susaf), o que garante a comercialização dos queijos em todo o território paranaense.


Rota do Queijo conta com 31 queijarias

Inaugurada há quase dois anos, a Rota do Queijo Paranaense conta com 31 queijarias localizadas em diferentes regiões do Paraná, sendo que a qualquer tempo novas queijarias podem ser integradas.

Entre os principais atrativos estão a degustação de queijos com altíssima qualidade (muitos deles com várias medalhas em concursos estaduais, nacionais e internacionais); vivência e experiência turística; convivência com a família agricultora; contemplação de paisagens e do cenário rural; aprendizado sobre a produção de leite, fabricação de queijos e derivados, além de desfrutar de momentos de lazer.

“Para os produtores, o agroturismo é uma alternativa complementar de renda e uma forma de visibilidade do produto queijo. A organização em forma de rota
possibilita atingir essa visibilidade de maneira mais rápida, ao mesmo tempo que fortalece os produtores por conta da cooperação e ajuda mútua”, destaca Terezinha Busanello Freire, coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural)-Paraná.

Ela acrescenta que, para os visitantes, a Rota do Queijo possibilita degustar e provar novos sabores, conhecer novas regiões e ampliar conhecimentos sobre a agricultura, em especial sobre a cadeia produtiva do leite, assim como os atrativos turísticos do Estado e a convivência e a experiência gerada com a visita.

SERVIÇO

No site do IDR é possível ter acesso à relação das queijarias da Rota do Queijo Paranaense, basta acessar: idrparana.pr.gov.br/Pagina/Turismo-Rural.