A qualidade dos animais da fazenda Romanelli é reconhecida por diversos prêmios da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha)
A qualidade dos animais da fazenda Romanelli é reconhecida por diversos prêmios da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha) | Foto: Gustavo Carneiro/9-11-2016



Os cavalos quarto de milha do Haras Romanelli são as estrelas do programa Multi Agro que estreia neste domingo (27), na MultiTV. Luly Turquino mostra todo o processo de criação dos animais, treinados principalmente para provas de laço em dupla. O haras foi criado na década de 1990 para servir de casa para os animais que disputavam as provas de três tambores e posteriormente de laço em dupla. Segundo o criador, Ilson Romanelli, a escolha da raça foi pela versatilidade dos animais e seu desempenho em provas.

A fazenda já ganhou diversos prêmios da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha). "Tudo começou em função do esporte, em função da família", revela Romanelli, destacando a paixão pelos cavalos que envolve várias gerações. Filhos e sobrinhos do criador começaram a treinar o salto no hipismo, e depois foram para os três tambores. Então a preocupação, diz ele, era ter o melhor animal e ser competitivo.

Além de treinar os cavalos para provas e para arrebanhar o gado, a fazenda também importa animais visando ao melhoramento genético da linhagem. Aproximadamente quinze pessoas trabalham no local.

Thiago Romanelli admite a paixão pelos cavalos herdada do pai. Ele compete em provas de laço em dupla e também auxilia no treinamento dos animais. De acordo com ele, os potros começam a ser preparados para as provas com aproximadamente dois anos, quando é feita a doma no chão, sem montar, e a primeira grande competição do animal ocorre somente quando completa quatro anos.

Além do treinamento, os cavalos de competição devem ter alimentação regrada, com ração e suplementos e cuidados ainda com o conforto do animal – item que é levado muito a sério na fazenda. "No inverno, os pelos do animal crescem e formam um casaco para que eles se aqueçam. Porém, quando as temperaturas caem bruscamente antes dessa época, são colocadas capas especiais para que o bicho não sinta frio", informa Thiago.

Sobre trabalhar com os cavalos, o jovem criador resume em poucas palavras: "é a melhor coisa do mundo". "Tem coisa melhor do que trabalhar com um animal dócil, carinhoso, um animal que te traz confiança?", diz ele ressaltando que a paixão pelos animais só cresce, desde que ele começou a saltar no hipismo.
O programa vai ao ar no próximo domingo às 8 horas na MultiTV (canal 20 e 520 da NET), com reprises diárias.

mockup