Quando a aparência é tudo
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de novembro de 2003
Cláudia Barberato<br>Reportagem Local 
O médico veterinário Wilson Giordano é um apreciador de carnes, não só para os churrascos de fim de semana, mas para o consumo diário de sua casa.
Ele prefere comprar carnes em açougues onde pode escolher o produto, em cortes ou em peças inteiras, que leva para casa para manipular do jeito desejado. As carnes do traseiro são as preferidas para preparar grelhados, assados e frituras. Já as do dianteiro, viram cozidos e são usadas no churrasco. ''Desde que o animal seja de boa procedência, todas as carnes têm qualidade e podem render pratos saborosos,'' ensina.
O preço, ressalta o veterinário, não é o fator determinante, na hora da compra. Giordano, é claro, usa o seu conhecimento de veterinário, na hora de escolher as carnes. Compra apenas em locais que tenham produtos com inspeção sanitária.
Segundo ele, o manejo incorreto de vacinas, por exemplo, pode ocasionar lesões internas em cortes de carne que o consumidor só vai perceber na hora de manipular o produto. ''Há também risco à saúde em consumir alimentos de origem duvidosa.'' Para evitar esse ''desconforto'', Giordano sempre se certifica se o ponto de venda tem produto fiscalizado.
Atento aos desejos dos consumidores, o empresário José Luis Golono, o Zezo, há 22 anos na venda de carnes, conta que cada vez mais os consumidores estão exigentes em informações sobre o produto.
Como vende carnes em peças e em cortes, Golono faz questão de oferecer um serviço personalizado aos clientes, orientando no consumo e preparo dos cortes de carne.
''A falta de conhecimento impede que as carnes do dianteiro, consideradas de segunda, seja mais consumidas'', admite Wellington, filho de Golono. ''A fraldinha, por exemplo, que está no dianteiro, é muito mais saborosa que muitos dos cortes do traseiro,'' garante.
Na casa de Wilson Giordano, normalmente, é ele quem mais orienta a funcionária durante a semana no preparo dos pratos a base de carne e não há ''preconceito quanto à carne chamada de ''segunda''. O importante é comprar carne de animais saudáveis.''
No final de semana, quando ele assume o preparo das refeições, seja um churrasco, um picadinho ou um assado de forno, os convidados elogiam.


