Para conhecer as propostas, para a agricultura, dos prefeitos eleitos na região e suas expectativas em relação à participação do Estado, foi realizadA no último dia 11, no Centro de Treinamento do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), uma rodada de debates denominada ‘‘Os rumos da agropecuária municipal’’. O evento, promovido pela Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), foi organizado pela Emater e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab).
A principal conclusão do encontro foi a necessidade de buscar maior qualidade de vida para o agricultor e sua família. Esta é, portanto, a linha de trabalho que os novos prefeitos pretendem adotar na última gestão do século. De acordo com o chefe regional da Emater em Londrina, Ademir Antonio Rodrigues, a participação maciça dos prefeitos convidados (os que não puderam comparecer enviaram representantes) foi uma demonstração da importância que a agricultura tem para a região.
Diagnósticos Rodrigues falou aos participantes do debate sobre o desenvolvimento rural e a necessidade de fazer dignósticos quantitativo e qualitativo da agricultura dos municípios. ‘‘O diagnóstico quantitativo define quanto cada agricultor produz, o que produz e como usa sua terra e mão-de-obra. E o diagnóstico qualitativo serve para dar uma idéia da qualidade de vida do produtor rural, identificando seus problemas e definindo o que deve ser prioridade’’, explica o chefe da Emater.
Segundo Rodrigues, com a organização desSas informações é possível montar um plano de desenvolvimento rural dentro de cada município (a exemplo do que vem sendo implantado em Londrina), ‘‘que deve ser gerenciado pelo prefeito com o objetivo de organizar a participação da Prefeitura, produtores e técnicos na resolução dos problemas, e não servir apenas para captar recursos do Estado’’.
A criação de conselhos de desenvolvimento rural nos municípios também foi lembrada durante a rodada de debates como uma importante providência a ser tomada pelos futuros dirigentes. Estes conselhos, compostos por lideranças agropecuárias e entidades ligadas ao setor, já foram implantados em alguns municípios. Eles fariam um levantamento das prioridades de trabalho e definiriam as responsabilidades de cada segmento.
Propostas Participaram do encontro no Iapar 11 prefeitos, 8 vice-prefeitos, 17 assessores, 7 vereadores e 18 técnicos. Entre as prioridades dos novos governantes estão o incentivo à diversificação no campo. Reinaldo R. Reis, prefeito eleito de Sertanópolis, por exemplo, disse que pretende trabalhá-la de forma organizada, dando ênfase à comercialização. Antonio Nadir Bigati, de Ibiporã, também quer dar início a uma campanha de diversificação.
Edison R. de Almeida, de Jaguapitã, afirmou que vai priorizar a redução do parque de máquinas, melhorando sua qualidade, e a instalação da piscicultura, de viveiro de mudas e de pequenos animais. José Perazolo, de Rolândia, disse que está em seus planos a total conservação de solos e estradas da área rural do município. Ele sugere a criação de patrulhas mecanizadas em microrregiões, para a conservação das estradas.
José Aparecido Bisca, eleito em Arapongas, foi quem sugeriu uma maior atenção à qualidade de vida do homem do campo. O novo prefeito pretende incentivar a fruticultura e a produção de flores no município.
Conclusões Ao final da rodada de debates, os futuros prefeitos aprovaram algumas conclusões a respeito das necessidades dos municípios que irão governar daqui a alguns dias. Entre elas estão o incentivo a atividades agrícolas de valor agregado; profissionalização dos agricultores; criação de um centro regional de negócios agrícolas; pavimentação de estradas vicinais; maior atenção ao jovem rural; saneamento básico; preparação do agricultor para trabalhar em conjunto (organização) e intercâmbio de experiências entre os municípios.
Estiveram presentes ao encerramento do encontro o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Neco Garcia; o presidente da Emater, Rogério Faucz, representando o Secretário de Agricultura do Estado, Hermas Brandão; o presidente do Iapar, Wilson Pan e o chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado, Juarez Moreira da Silva, entre outras autoridades.

mockup